Cartaz de cinema

Conhecidos os vencedores da primeira edição do NOMA Azores

Publicado em 2 Ago. 2021 às 16:01, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Conhecidos os vencedores da primeira edição do NOMA Azores

"Otra Condena", "Ophir" e "Visões do Império" são os grandes vencedores da primeira edição do NOMA AZORES – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos.

Ao longo de uma semana, mais de oitocentos espectadores marcaram presença nas sessões e conversas que decorreram no Teatro Micaelense.

Decido por um júri composto por cinco figuras independentes do cinema e da fotografia e da acção da social, o NOMA entregou o prémio de melhor filme internacional a "Otra Condena", de Juan Manuel Repetto, justificando a sua escolha no: "retrato honesto e humanizador de uma batalha isolada no campo da acção social; pelo cuidado na exposição de personagens muitas vezes relegadas às margens da sociedade e por nos oferecer soluções de futuro onde uma segunda oportunidade é possível sem a ostracização definitiva de alguns dos seus elementos". Esta competição contou ainda com uma menção honrosa entregue a "Ophir", de Olivier Pollet, filme que arrecadou também o Prémio do Público, obtendo a melhor média de votos entre os espectadores do festival.

No plano nacional, ganha "Visões do Império", de Joana Pontes. Um filme, que segundo o júri, resgata narrativas ignoradas dos cantos escuros da história e constrói novos olhares sobre arquivos pessoais e nacionais; um trabalho de extrema importância neste período em que movimentos racistas e xenófobos começam a ganhar espaço.