Cartaz de cinema

Comic Con Portugal regressa em setembro para a edição 2020

Publicado em 10 Mar. 2020 às 12:23, por filmSPOT, em Notícias de cinema

Comic Con Portugal regressa em setembro para a edição 2020

A sétima edição do festival de cultura popular terá lugar entre 10 e 13 de setembro no Passeio Marítimo de Algés.

A Comic Con Portugal, evento que celebra e promove a cultura pop, está de regresso para a 7ª edição, que se vai realizar de 10 a 13 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a organização.

Para este ano, está prometida uma nova identidade visual e novidades na estrutura do recinto, com o aumento de zonas de sombra, espaços de descanso, entretenimento para os momentos de espera e um novo espaço aberto por onde todos os talentos do evento irão passar e onde poderão ser vistos pelos visitantes.

Quanto a presenças, as primeiras confirmações vêm da área da Banda Desenhada e Literatura, com os nomes de Mike Deodato, Paco Roca, Roberto Gomes e Miguelanxo Prado.

O brasileiro Mike Deodato tornou-se um dos favoritos dos fãs, ao trabalhar em estilos que variam de desenhos enérgicos a fotorrealismo noir. Deodato sempre foi entusiasta de Banda Desenhada americana e invadiu o mercado com projetos como "Santa Claws", da Malibu, e "Beauty and the Beast", da Innovation. Conta com participações em trabalhos como "Wonder Woman", na DC Comics, "Avengers","Elektra", "Incredible Hulk", "Spider-Man", "Infinity War" e "Thor", todos na Marvel Comics.

Deodato dedica-se agora a projetos autorais, o primeiro, "Berserker Unbound", em parceria com Jeff Lemire. "The Resistance" é o segundo trabalho onde, em parceria com J. Michael Straczinsky, construiu todo um universo partilhado de super-heróis para a sua nova editora, AWA.

Paco Roca é um consagrado ilustrador, guionista e autor de banda desenhada e novelas gráficas. E estudou Belas-Artes e trabalhou brevemente em publicidade, antes de abrir o seu próprio estúdio de ilustração. A sua obra foi aclamada pela crítica e encontra-se publicada com sucesso em diversos países. "Rugas" foi adaptado ao cinema em 2012. O filme foi galardoado com 2 prémios Goya, incluindo um para Paco Roca, pela adaptação da sua obra.

O português Roberto Gomes, Designer Gráfico de formação, trabalhou durante anos em ilustração e design como freelancer e colaborou em projectos de ilustração e de banda desenhada com José Carlos Fernandes, como nos livros "José Mendes Cabeçadas Júnior – Um Espírito Indomável", editado pela Câmara Municipal de Loulé, no âmbito das Comemorações do Centenário da 1ª República" e "Mar de Aral", editado pela Comic Heart e G. Floy Studio. Ganhou o galardão Comic Con Portugal 2019 para Melhor Álbum, Melhor Argumento e Melhor Desenho e ainda os troféus da 30º Amadora BD para Melhor Obra de Autor Português e Melhor Argumento de Autor Português. Atualmente está mais focado no desenvolvimento de experiências e de jogos em realidade aumentada e virtual.

Miguelanxo Prado é um escritor e ilustrador de banda desenhada espanhol. Autor com muita projeção internacional, viu os seus livros e histórias de banda desenhada traduzidos para várias línguas. Prado, tem um reconhecimento especial na Espanha, especialmente na Galiza, onde é considerado por muitos o autor mais relevante, em França, onde tem um grande sucesso junto da crítica e do público, e em Portugal, onde dedicou a Lisboa um livro de ilustrações, "Carta de Lisboa".

Outra faceta importante de Prado é a de ilustrador, com obras como a "Lei do Amor", de Laura Esquivel (1995), ou livros infantis e juvenis, como "Cando o mar foi polo río", de Manuel María, "O centro do labirinto", de Agustín Fernández Paz, ou "Bala perdida" de Manuel Rivas. Essa variedade de estilos é vista como uma riqueza de sensibilidade altamente apreciada entre os leitores. Para além da sua atividade artística, Miguelanxo Prado é o diretor, desde 1998, do Salão "Viñetas desde o Atlántico", que se realiza anualmente na Corunha.