Cartaz de cinema

Close-up 2020: o cinema chega à cidade em Famalicão

Publicado em 6 Out. 2020 às 19:48, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Close-up 2020: o cinema chega à cidade em Famalicão

O Cinema e a Cidade é o mote para a programação da 5.ª edição do Close-up - Observatório de Cinema.

De 10 a 17 de outubro, a Casa das Artes de Famalicão recebe a 5.ª edição do Close-up, um evento que, desde 2016, assume o estatuto de "observatório de cinema", através da exibição de filmes e a promoção de diversos debates, sobre os seus temas, com realizadores, críticos, programadores e investigadores.

Em 2020, numa edição forçosamente pensada para as condicionantes do presente, o Close-up debruça-se sobre as relações do Cinema com a Cidade, num encontro entre ficção e documentário, e produção contemporânea e a história do cinema.

Ao longo de oito dias e 30 sessões em sala, serão exibidos filmes de autores como Wim Wenders, Luis Buñuel, Kleber Mendonça Filho, Federico Fellini ou Margarida Cardoso, cujas sessões são comentadas por convidados do Close-up 2020. Além disso, haverá um programa dedicado à filmografia do realizador Pedro Filipe Marques.

Paralelamente, o Close-up mantém a aposta na comunidade escolar como uma das facetas nucleares do seu programa. Assinalado os 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o evento promove um extenso conjunto de sessões direcionadas para todos os escalões etários, incluindo propostas de animação e de documentário, sessões comentadas e uma masterclass, visando o enriquecimento dos próprios currículos escolares.

Este ano, um dos destaques do programa, nas sessões de abertura e encerramento, são os filmes-concerto, os quais reiteram o trabalho, desenvolvido pelo Close-up, de cruzamento de linguagens: os Black Bombaim e a música eletrónica de Luís Fernandes apresentam uma banda sonora original e em estreia para "A Idade de Ouro" (1930), de Luis Buñuel, e a voz de Cristina Branco ilustra "The River", clássico de 1928 realizado por Frank Borzage.

A programação completa da 5.ª edição do Close-up pode ser consultada na página do observatório de cinema.