Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Cinema na Páscoa: cinco curtas para uma quadra alternativa

Publicado em 2 Abr. 2021 às 10:11, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

Cinema na Páscoa: cinco curtas para uma quadra alternativa

As sugestões do filmSPOT para uma programação alternativa com temática pascal.

Na longa relação entre cinema e a época de Páscoa, a exibição televisiva, em Portugal, de clássicos da Sétima Arte como "Quo Vadis" (1951), "Ben Hur" (1959), ou "A Paixão de Cristo" (2004) converteu-se praticamente numa tradição anual – e, nesse contexto, a única novidade será descobrir quais os canais generalistas que irão transmitir esses filmes.

Na Páscoa de 2021, marcada pela necessidade de confinamento e redução dos contactos entre pessoas, o filmSPOT sugere uma programação alternativa, mas mantendo sempre a temática pascal: um conjunto de cinco curtas-metragens, algumas mais célebres do que outras, que, se possível, ajudarão a viver a presente quadra através da função lúdica e educativa de cinema.

"Les oeufs de Pâques" (1907)

Concebido e realizado por Segundo de Chomón, cineasta espanhol e um pioneiro da Sétima Arte, "Les oeufs de Pâques" distingue-se tanto pelo uso de efeitos visuais obtidos através da montagem, como pela colorização manual dos seus fotogramas. A atriz, que aqui vemos "entretida" com vários ovos de Páscoa, é Julienne Mathieu, uma das primeiras estrelas do cinema mudo francês.

(fonte: Pathé Frères)

"Ben Hur" (1907)

Na primeira adaptação ao cinema do romance de Lew Wallace, os seus 15 minutos de filme são dedicados, sobretudo, à corrida de quadrigas que a versão de 1959 imortalizaria. A estreia de "Ben Hur" no grande ecrã assinalou a primeira vez que o tema dos direitos de autor para cinema foi discutida, dado que os seus produtores não asseguraram a devida autorização junto dos editores de Lew Wallace, antes das câmaras começarem a rodar.

(fonte: Kalem Company)

"Easter Yeggs" (1947)

Curta-metragem integrada na série "Looney Tunes", produzida entre 1930 e 1969 pela Warner Bros., "Easter Yeggs" propõe-nos saber o que aconteceria se Bugs Bunny aceitasse desempenhar as tarefas do Coelho da Páscoa. Processado em notável Technicolor, o filme exemplifica, também, o humor quase subliminar que a Warner empregava naquela época: note-se como, no início, Bugs Bunny tem na mão um livro com o título "How to Multiply" (Como Se Multiplicar)...

(fonte: Warner Bros.)

"Pasqua in Sicilia" (1955)

Realizado por Vittorio De Seta, influente cineasta italiano e autor de diversos documentários de temática etnográfica, "Pasqua in Sicilia" revela as celebrações de Páscoa, com as suas particulares manifestações religiosas e folclóricas, na região siciliana de San Fratello.

(fonte: Giangiacomo Feltrinelli Editore)

"The First Easter Rabbit" (1976)

Produzido para uma emissão especial de Páscoa, pelos estúdios de animação da Rankin/Bass, "The First Easter Rabbit" narra as origens do Coelho da Páscoa, o qual surge com a voz de Burl Ives, reputado ator e cantor folk norte-americano. Nos Estados Unidos, foi exibido pelos canais CBS e NBC, e converteu-se num dos filmes mais nostálgicos da quadra pascal para várias gerações.

(fontes: Rankin/Bass Productions / Topcraft)