Cartaz de cinema

Cinema em alemão volta ao Cinema São Jorge na 17ª edição do Kino

Publicado em 20 Jan. 2020 às 16:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Cinema em alemão volta ao Cinema São Jorge na 17ª edição do Kino

Entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro, a programação da 17ª edição do KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, traz a Lisboa 20 filmes. Promovido pelo Goethe-Institut Portugal, apresenta, no Cinema São Jorge, uma seleção do cinema recente dos países de língua alemã (Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo).

"Lara", de Jan-Ole Gerster, será o filme de abertura enquanto que o encerramento fica entregue a "Das Vorspiel", de Ina Weisse. Em ambos, as personagens principais são mulheres obrigadas a enfrentar a frustração após verem interrompidas as suas promissoras carreiras musicais. Corinna Harfouch e Nina Hoss, grandes atrizes do cinema alemão contemporâneo, dão corpo a estas personagens.

A fragilidade das relações familiares é outro tema presente em vários filmes da 17ª edição, abordada de forma impactante no thriller "Atlas", filme de estreia de David Nawrath, em "Der Läufer", do jovem realizador Hannes Baumgartner, ou no drama psicológico "Der Boden unter den Füssen", de Marie Kreutzer.                                                                                  

Este é também um tema que atravessa "Systemsprenger",de Nora Fingscheidt, filme com um pé no tumulto familiar e outro na vulnerabilidade da infância, e o olhar documental de Nina Wesemann em "Kinder".                                     

A adaptação dos imigrantes às sociedades que os acolhem é outro tema que interliga diferentes filmes da programação do Kino. "Eldorado", documentário que acompanha quatro emigrantes portugueses no Luxemburgo, e "Oray", filme de ficção que olha, de uma forma por vezes quase documental, para as circunstâncias de vida de jovens turcos na Alemanha.

A paisagem como personagem cria relações entre dois outros filmes: a ilha de Lanzarote em "Ralfs Farben" (Lukas Marxt) e os Estados Unidos da América, de costa a costa, em "Lillian" (Andreas Horvath).

Entre os documentários selecionados, "Space Dogs", da dupla de realizadores austríacos Elsa Kremser e Levin Peter, destaca-se pela originalidade do olhar sobre as várias formas de violência perpetrada sobre os animais.

A programação deste ano é assegurada por Corinna Lawrenz, responsável pela programação de cinema do Goethe-Institut de Lisboa, e por Carlos Nogueira, curador e crítico. Inclui oito primeiras obras, entre as quais as estreias na longa-metragem de Miriam Bliese (Die Einzelteile der Liebe) e Luzie Loose (Schwimmen). Ambas se destacam não apenas por experimentar novas vias formais, mas também por abordar temas contemporâneos como a identidade digital dos adolescentes, ou os novos conceitos de família.

Em 2020, a secção Foco do Kino permite descobrir o cinema de um dos mais importantes cineastas da Escola de Berlim, Ulrich Köhler. Sob o pretexto da apresentação da sua mais recente obra, "Das freiwillige Jahr", co-assinada por Henner Winckler e estreada no último Festival de Locarno, será exibida a sua obra integral de longas-metragens.

Köhler pertence à geração que deu nova vida ao cinema alemão, após quase uma década de estagnação nos anos noventa; um grupo que, reunindo cineastas de estilos, formações e proveniências diversas, como Maren Ade, Christian Petzold, Angela Schanelec, ou Valeska Grisebach, ficou conhecido pela crítica alemã como Escola de Berlim.

As personagens de Köhler são frequentemente desprovidas de propósito, buscam um lugar no mundo e, ao mesmo tempo, procuram romper com o quotidiano ordenado de uma sociedade capitalista que, meio século após o fim da Segunda Guerra Mundial, parece satisfeita com o seu conforto.

Desde a sua primeira longa-metragem ("Bungalow", 2002), o cinema de Köhler foi caracterizado como "incursão da realidade no cinema alemão"; o seu segundo filme, "Montag kommen die Fenster" (2006), tal como o anterior, voltou a ser apresentado numa das secções paralelas da Berlinale.

Com "Schlafkrankheit" (2011), Köhler entra na competição de Berlim, vencendo o Urso de Prata para a melhor Realização. "In my Room", estreado na secção Un certain regard no Festival de Cannes 2018, é o primeiro filme do realizador a ter estreia em sala em Portugal.

A KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã é organizada em parceria com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo.