Cartaz de cinema

Cinco filmes para ver com "Baby Driver"

Publicado em 31 Jul. 2017 às 14:29, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Cinco filmes para ver com "Baby Driver"

Boas sugestões do filmSPOT para descobrir as referências que influenciaram o novo filme de Edgar Wright.

"Baby Driver", o novo filme de Edgar Wright que chega esta semana às salas portuguesas, apresenta como protagonista um talentoso especialista em conduzir carros de fuga em assaltos. Ao conhecer a mulher dos seus sonhos, procura uma saída da vida de crime, mas é obrigado a ser o condutor de um assalto condenado ao fracasso que ameaça a sua vida, o seu romance e a sua liberdade.

Repleto de ação e com uma banda sonora a ditar um ritmo frenético, "Baby Driver" é, também, uma obra onde são visíveis diversas homenagens a títulos de referência da cinematografia norte-americana, nos quais abundam protagonistas hesitantes em prolongar vidas dedicadas ao crime, assaltos sofisticados e metódicos, ou sequências regidas por música.

Eis cinco filmes a (re)descobrir e que servem de excelente "acompanhamento" a "Baby Driver":

O Grande Mestre do Crime (1968, Norman Jewison)

Steve McQueen é Thomas Crown, um milionário que desafia o tédio da sua vida profissional através da organização de assaltos elaborados e com grande margem de lucro. Com este protagonista tão implacável quanto o vilão (Kevin Spacey) de "Baby Driver", o filme tornou-se, igualmente, notório pelo inovador trabalho de montagem em split screen, potenciado pela viciante banda-sonora de Michel Legrand. O filme foi alvo de um remake, em 1999, com Pierce Brosnan e Renee Russo, mas sem o mesmo "poder de fogo" do original.

Bullitt (1968, Peter Yates)

Não é por acaso que, nesta lista, surje pela segunda vez um filme com Steve McQueen: na história recente do cinema norte-americano, poucos foram os atores que melhor encarnaram a figura do anti-herói das estradas, com nervos de aço e perícia acima da média, ao volante de um carro veloz. Influências na origem da criação do protagonista de "Baby Driver".

O Profissional (1978, Walter Hill)

Filme de culto realizado por Walter Hill (do qual, pudemos ver recentemente "A Missão"), Ryan O'Neal ganha a vida a conduzir carros em assaltos a bancos na cidade de Los Angeles. Visualmente, "O Profissional" é talvez o título de que "Baby Driver" mais se aproxima, não só pela natureza do protagonista, mas também pelas sequências de perseguição em espaços tão reduzidos como um parque de estacionamento. Quem for ver o filme de Edgar Wright, encontrará imediatamente os paralelismos.

Heat – Cidade Sob Pressão (1995, Michael Mann)

No que toca a assaltos com elevado nível de técnica e sofisticação no seu planeamento, "Heat – Cidade Sob Pressão" é dos melhores exemplos cinematográficos das últimas décadas. Além disso, o cariz mais ou menos cruel e psicótico dos seus perpetradores, encontra reflexo nos personagens de "Baby Driver", dos quais Jon Hamm e Jamie Foxx são os melhores exemplos.

Drive – Risco Duplo (2011, Nicolas Winding Refn)

Um condutor de fuga de assaltos sem nome, frio e imprevisível ao volante, que a certa altura descobre o amor por uma mulher e a vontade de mudar de vida, estão na génese da personagem de Ryan Gosling em "Drive – Risco Duplo". Algo que se repete com o herói de "Baby Driver", e torna evidentes as semelhanças entre os dois filmes.