Cartaz de cinema

Ciclo Grandes Horizontes no Cinema Nimas

Publicado em 15 Abr. 2022 às 13:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Ciclo Grandes Horizontes no Cinema Nimas

Começa este sábado e prolonga-se até maio o ciclo que reúne um conjunto de filmes onde se impõem os grandes espaços naturais.

Começa a 16 de abril e prossegue até 8 de maio o ciclo Grandes Horizontes, no Cinema Nimas, em Lisboa. Dez filmes onde as vastas paisagens naturais se impõem como parte fundamental, do Missouri e do Oregon ao deserto africano, pelas estepes e taigas do extremo oriente, pela floresta da Amazónia, através dos mares do sul e até uma ponta da Sibéria.

Dez obras realizadas por John Ford, Anthony Mann, Cecil B. DeMille, David Lean, Werner Herzog, John Huston, Akira Kurosawa, Raoul Walsh e Sharunas Bartas.

Lawrence da Arabia (Lawrence of Arabia)

Realização: David Lean

Com: Peter O'Toole, Alec Guinness, Anthony Quinn, Omar Sharif

Reino Unido, 1962 – 3h38 | M/12

Cópia digital restaurada 4K

Um dos mais célebres épicos da história do cinema, voltou a consagrar Lean com vários Óscares, sete ao todo, entre os quais os de Melhor Filme e Melhor Realizador. Peter O'Toole encarna o enigmático T. E. Lawrence, oficial do exército inglês que durante a Primeira Grande Guerra conduz o povo árabe na luta contra a ocupação turca. Em 1998, Lean supervisionou um restauro e é essa versão do realizador que será exibida no 60.º aniversário do filme.

Jornada de Heróis (Bend of the River)

Realização: Anthony Mann

Com: James Stewart, Rock Hudson, Arthur Kennedy

EUA, 1952 – 1h31 | M/12

Cópia digital restaurada

James Stewart é o chefe de uma caravana de colonos que se instala no Oregon. Mas a descoberta de ouro na região traz ao de cima o pior das pessoas, desencadeando nelas ambições criminosas. O paraíso transforma-se num inferno. Como acontece nos westerns de Mann, os heróis têm um passado duvidoso. O desenlace é um ajuste de contas que permite ao protagonista enterrar o passado.

Inconquistáveis (Unconquered)

Realização: Cecil B. DeMille

Com: Gary Cooper, Paulette Goddard, Howard da Silva

EUA, 1947 – 2h26 | M/12

Cópia digital restaurada

Fresco histórico sobre os pioneiros que desbravaram o "Novo Mundo". Paulette Goddard é uma inglesa injustamente condenada e enviada como escrava para as colónias, onde é resgatada por Gary Cooper.

Moby Dick

Realização: John Huston

Com: Gregory Peck, Richard Basehart, Leo Genn, Orson Welles

Reino Unido, 1956 – 1h46 | M/12

Cópia digital restaurada

Versão cinematográfica do romance de Melville, a história da baleia branca e da caça implacável que lhe move o capitão Ahab, encarnado por Gregory Peck.

Fitzcarraldo

Realização: Werner Herzog

Com: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy

Alemanha, Perú, 1982 – 2h38 | M/12

Cópia digital restaurada (legendas em português do Brasil)

Foi o projecto mais desmesurado de Werner Herzog. Tão louco e megalómano como o da sua personagem, Fitzcarraldo (Klaus Kinski), que apostou levar a ópera e Caruso ao coração do Amazonas.

Dersu Usala

Realização: Akira Kurosawa

Com: Yuriy Solomin, Maksim Munzuk, Mikhail Bychkov

Rússia, 1975 – 2h22 | M/12

Cópia digital restaurada

Adaptação do romance de viagens do capitão Vladimir Arseneiev que Kurosawa leu na adolescência. Parábola sobre o conflito entre civilização e natureza, ou da relação tocante entre Arseniev e Uzala, numa história de aprendizagem que acorda instintos primordiais e revela preocupações "ecológicas". Para Dersu, a natureza é um conjunto de seres vivos e a sua sobrevivência depende do respeito por ela. E é preciso que esse equilíbrio se mantenha.

Terra Bruta (Two Rode Together)

Realização: John Ford

Com: James Stewart, Richard Widmark, Shirley Jones

EUA, 1961 – 1h49 | M/12

Cópia digital restaurada

Um marshall corrupto é pressionado pelo seu amigo do exército a negociar a libertação dos prisioneiros brancos dos comanches, mas descobre que a reintegração na sociedade tem as suas consequências.

O Grande Combate (Cheyenne Autumn)

Realização: John Ford

Com: Richard Widmark, Carroll Baker, Karl Malden

EUA, 1964 – 2h34 | M/12

Cópia digital restaurada

Quando o governo dos EUA rompe o acordo de fornecimento de alimentos a uma tribo Cheyenne deslocada para uma árida reserva, os indígenas, famintos, embarcam numa viagem de 3 000 km rumo ao território de caça ancestral. Thomas Archer, um capitão da cavalaria encarregado de os trazer de volta aprende a respeitar a sua coragem e decide ajudá-los.

Duelo de Ambições (The Tall Men)

Realização: Raoul Walsh

Com: Clark Gable, Jane Russell, Robert Ryan

EUA, 1955 – 2h02 | M/12

Cópia digital restaurada

Decorre o ano de 1867, a Guerra Civil Americana acabou. Ben Allison e o seu irmão entram num banco local da cidade fronteira de Mineral Vity, com intenção de fazer um assalto. Observam um cliente que retira uma grande quantidade de dinheiro, e decidem roubá-lo. Mas para que ele não os denuncie, levam-no como refém. Fora da cidade, o homem faz-lhes ver que a sua situação não é boa, e que não faltará muito para serem detidos.

Few of Us

Realização: Sharunas Bartas

Com: Yekaterina Golubeva, Piotr Kishteev, Sergei Tulayev

Portugal, França, Alemanha, Lituânia, 1996 – 1h45 | M/12

Cópia em 35mm

Uma jovem (Katerina Golubeva) chega de helicóptero a uma parte esquecida da Sibéria onde vivem os Tofalar, um antigo povo nómada que fora forçado a estabelecer-se ali. Neste filme quase documental, Sharunas Bartas retrata a vida deste povo numa série de imagens intuitivas – rostos, actividades quotidianas, a beleza arrebatadora da paisagem. A atmosfera do filme é também criada pela encantadora banda sonora pontuada pela poesia de A. Ribnikov.