Cartaz de cinema

Ciclo de cinema de terror em março no Cinema Passos Manuel

Publicado em 27 Fev. 2020 às 19:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Ciclo de cinema de terror em março no Cinema Passos Manuel

Filmes de John Carpenter, Peter Jackson, John Landis e David Cronenberg, quatro dos realizadores mais marcantes do género, serão exibidos na sala de cinema do Porto.

Os ciclos de cinema da Passos no Escuro voltam ao cinema Passos Manuel, desta vez com quatro títulos incontornáveis do terror. Peter jackson, John Carpenter, David Cronenberg e John Landis, vão estar juntos, em Março, com filmes que moldam o corpo humano para efeitos chocantes: "Morte Cerebral", "Um Lobisomem Americano em Londres", "Veio do Outro Mundo" e "A Mosca".

"Morte Cerebral", ou "Braindead" no título original, trouxe Peter Jackson à ribalta, bem antes de "O Senhor dos Anéis". Em 1992, foi considerado o filme mais sangrento alguma vez feito, tendo entrado no livro do Guiness como o que mais sangue falso usou numa produção. A trama fala de um rapaz incapaz de fugir de uma mãe demasiado protetora que o impede de ter qualquer tipo de relação amorosa. O rapaz apaixona-se e a mãe torna-se literalmente num monstro que condiciona toda a sua vida e mete à prova aquele grande amor.

"Um Lobisomem Americano em Londres" rompe com os moldes do filme de lobisomens feitos até então. Farto de ver transformações mal filmadas e contagiado pelo pragmatismo dos anos 1970, o realizador John Landis decidiu colocar dois jovens modernos no meio das regras sobrenaturais e esotéricas do género. O resultado levou a Academia a criar um Oscar para galardoar o trabalho de Rick Baker, o criador da sequência de transformação mais famosa da história do cinema.

John Carpenter, um dos mestres incontornáveis do cinema de terror, assinou "Veio do Outro Mundo", também conhecido como "The Thing". O remake do clássico de Christian Nyby e Howard Hawks é uma viagem pela paranoia e mostra como um homem se pode transformar aos olhos de outro quando a desconfiança entra em jogo. Doze exploradores em missão na Antártida descobrem um extraterrestre enterrado na neve. Uma vez descongelado, provoca a devastação, cria o pânico e transforma-se num deles.

Em "A Mosca", David Cronenberg fala das mudanças nas relações amorosas através da história de um homem que se vai transformando gradualmente numa mosca, depois de uma experiência científica que correu mal. Jeff Goldblum e Geena Davis interpretam a trama que  apresenta um homem em literal mutação ao longo da sua sede de poder e o deteriorar da relação amorosa. São temas recorrentes na filmografia do realizador canadiano, que embora se tenha afastado do cinema de género, sempre mostrou fascínio pelos horrores do corpo humano.

As sessões "Passos no Escuro" decorrem todas as quartas-feiras no cinema do Passos Manuel, no Porto.