Cartaz de cinema

Cannes 2019: Terrence Malick encanta com "A Hidden Life"

Publicado em 22 Mai. 2019 às 22:30, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Cannes 2019: Terrence Malick encanta com "A Hidden Life"

O realizador apresenta a história de um objetor de consciência austríaco que recusou combater pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

A presente edição do Festival de Cannes aparenta ser pródiga em regressos à boa forma por parte de alguns cineastas habitualmente aclamados. Depois de Pedro Almodóvar e do seu "Dolor y Gloria" , eis chegada a vez de Terrence Malick, o realizador de "A Árvore da Vida" e "Cavaleiro de Copas", ser também recebido efusivamente pela crítica e pelo público com o seu mais recente trabalho, "A Hidden Life".

Drama histórico sobre um objetor de consciência austríaco que, em 1943, se recusa a incorporar o exército nazi durante a Segunda Guerra Mundial, e com um elenco inteiramente composto por atores europeus - entre eles, August Diehl (O Jovem Karl Marx) e Bruno Ganz (A Casa de Jack) -, "A Hidden Life" conseguiu encontrar relativo consenso entre a imprensa internacional que marca presença em Cannes.

David Ehrlich, para o IndieWire, escreve que o filme é "uma história poderosa sobre a fé em crise", onde Malick parece "redescobrir as suas convicções" enquanto cineasta.

Por sua vez, Peter Debruge, na Variety, destaca como este é um filme de guerra "sem os horrores dos campos de concentração nem dramáticas cenas de batalha", no qual Terrence Malick regressa "ao reino da narrativa tradicional e linear", numa obra que invoca "certos evangélicos que venderam as suas crenças como forma de obter vantagens políticas".

João Lopes, para o Diário de Notícias, indica estarmos perante "um notável filme pacifista" que "recusa, ponto por ponto, as regras do tradicional "filme de guerra"".

Entre as opiniões menos positivas sobre "A Hidden Life", encontramos Stephanie Zacharek que, na Time Magazine, admite ser um filme "visualmente belo", contudo Malick "confunde imagens com moralidade" e "mal nos faz sentir o que é lutar, realmente, contra o mal".

Clip "A Hidden Life"

"A Hidden Life", apresentado em Cannes na Seleção Oficial do Festival, ainda não tem data de estreia para Portugal.