Cartaz de cinema

Canal História mostra "Os Erros do Tratado de Versalhes"

Publicado em 6 Ago. 2019 às 14:30, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Canal História mostra "Os Erros do Tratado de Versalhes"

Um documentário dirigido por Isabelle Gendre promete expor o verdadeiro impacto do Tratado de Versalhes em muitos dos conflitos do século XX.

O canal História estreia, a 10 de agosto, pelas 22h15, "Os Erros do Tratado de Versalhes". Dirigido por Isabelle Gendre, o documentário expõe os erros e as consequências de um dos tratados mais importantes e conhecidos da história europeia.

No fim da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes estabeleceu as condições para a paz na Europa. O objetivo para as potências vitoriosas era garantir que a Alemanha pagasse as devidas indemnizações e assegurar um futuro sem guerra.

Nos 20 anos que se seguiram, a questão das indemnizações e da responsabilidade envenenou as relações internacionais e a denúncia do Tratado de Versalhes tornou-se uma poderosa ferramenta de propaganda para os Nazis que alimentaram o sentimento de humilhação alemã e a necessidade de vingança.

Mas o impacto negativo ultrapassa a Segunda Guerra Mundial e as novas fronteiras europeias implementadas pelo Tratado de Versalhes levaram a outros  conflitos durante o século XX.