Cartaz de cinema

Bruce Willis deixa o cinema por doença

Publicado em 30 Mar. 2022 às 23:39, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Celebridades, Bastidores)

Bruce Willis deixa o cinema por doença

O ator sofre de uma perturbação cognitiva que provoca a perda da fala.

Bruce Willis vai pôr fim à sua carreira como ator. Um dos rostos mais conhecidos do cinema americano, o protagonista de "Sexto Sentido", ou "Die Hard", sofre de afasia, uma doença que interfere na capacidade de falar. Sem afetar a inteligência, este distúrbio também pode comprometer a leitura e a escrita.

O anúncio foi feito hoje por Rumer Willis, atriz e filha de Bruce Willis.

Aos espantosos apoiantes de Bruce, como família queremos partilhar que o nosso amado Bruce tem tido alguns problemas de saúde e foi recentemente diagnosticado com afasia, que afecta as suas capacidades cognitivas. Como resultado disto e após muita reflexão, Bruce está a afastar-se da carreira que tanto significado tem tido para ele.

Este é um momento desafiante para a nossa família e estamos muito gratos pelo vosso contínuo amor, compaixão e apoio.

Estamos a passar por isto como uma família forte e queremos partilhá-lo com os fãs porque sabemos quanto o Bruce significa para os seus fãs, um sentimento que é recíproco da parte dele.

Como o Bruce sempre diz, "Vivam a vida" e juntos planeamos fazer exactamente isso.

 

Um olhar rápido pela carreira de Bruce Willis recorda-nos a importância que teve no cinema americano, sobretudo nos anos 90.

De figura televisiva na série "Modelo e Detective" (Moonlighting), ao lado de Cybill Shepherd, a herói de ação em "Die Hard - Assalto ao Arranha Céus", ou em papéis mais sérios como na adaptação ao cinema de "A Fogueira das Vaidades" por Brian De Palma, em comédias como "A Morte Fica-vos Tão Bem", de Robert Zemeckis, no clássico "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, na ficção científica como o inesquecível Korben Dallas em "O Quinto Elemento", de Luc Besson, ou em "12 Macacos", de Terry Gilliam, esteve também no melhor de M. Knight Shyamalan, em "O Protegido" e "O Sexto Sentido".

Em tempos mais recentes, protagonizou uma impressionante e quase frenética sucessão de pequenos filmes de ação e policiais. Cinco entre 2019 e 2020, sete em 2021 e nada menos que 10 em 2022, em diversas fases, alguns completos, outros em pós-produção.

Um deles, "Gasoline Alley: Investigação Explosiva", estreia a 7 de abril nos cinemas portugueses.

Agora, aos 67 anos, Bruce Willis diz adeus aos ecrãs.