Cartaz de cinema

Bem-vindos a Berlim - o primeiro grande festival de cinema abre portas

Publicado em 10 Fev. 2022 às 10:09, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Bem-vindos a Berlim - o primeiro grande festival de cinema abre portas

Em pleno pico de mais uma vaga da pandemia, a 72.ª edição da Berlinale abre hoje para uma edição que volta a ter público, mas com restrições e menos dias de festival.

A 72.ª edição do Festival de Berlim começa esta quinta-feira com "Peter von Kant", filme de abertura realizado por François Ozon que inverte o género do protagonista do original, o clássico "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant", de Rainer Werner Fassbinder.

O norte-americano M. Night Shyamalan preside ao júri onde também está o japonês Ryusuke Hamaguchi, que há dias viu o seu "Drive My Car" nomeado para quatro Óscares, bem como o cineasta brasileiro Karim Aïnouz e a atriz Connie Nielse, entre outros.

Primeiro dos três grandes festivais de cinema a ter lugar - Cannes tem habitualmente lugar em maio e Veneza em setembro - Berlim regressa após uma edição 2021 exclusivamente online, para exibir perto de 250 filmes, número menor do que em anos normais. As lotações das salas estão limitadas e o certificado de vacina é obrigatório tal como a testagem a cada 24 horas.

Na corrida aos principais prémios, os Ursos de Ouro e Prata, estão 18 longas-metragens.

Claire Denis estreia "Avec amour et acharnement", com Juliette Binoche e Vincent Lindon, enquanto a argumentista de "Carol", Phyllis Nagy, apresenta o seu drama sobre o aborto "Call Jane", com Elizabeth Banks e Sigourney Weaver.

Aos 90 anos, Paolo Taviani apresenta-se pela primeira vez a solo após a morte do irmão Vitorio com "Leonora Addio", onde o transporte das cinzas do dramaturgo Luigi Pirandello serve de pretexto para uma caminhada através das memórias filmadas da Itália do pós-guerra.

A indonésia Kamila Andini será a primeira mulher do sudeste asiático em competição, com "Nana", a história de uma refugiada de guerra que constroi uma nova vida como segunda esposa de um sudanês rico. De regresso estão também o cambodjano Rithy Panh com o novo delírio visual "Everything Will Be Ok", uma fábula distópica que se desdobra em magníficos dioramas, o coreano Hong Sang-soo com "The Novelist's Film" e o austríaco Ulrich Seidl que apresenta "Rimini".

O festival atribuirá também um Urso de Ouro honorário à atriz francesa Isabelle Huppert.

A programação completa pode ser consultada no site da Berlinale.

Os vencedores serão anunciados a 16 de fevereiro.