Cartaz de cinema

BEAST International Film Festival com sessões em salas de cinema do Porto

Publicado em 20 Abr. 2021 às 17:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

BEAST International Film Festival com sessões em salas de cinema do Porto

Após a edição online, o BEAST IFF regressa no final de abril para apresentar a sua programação nas salas de cinema do Porto.

A 4.ª edição do festival sobre a cultura contemporânea da Europa Central e de Leste terá formato presencial entre 29 de abril e 3 de junho, exibindo filmes inéditos e os destaques da programação online em salas da cidade do Porto.

Apresentado pela Associação Cultural OKNA em coprodução com a Câmara Municipal do Porto e com o apoio de institutos culturais locais e internacionais, o BEAST International Film Festival dará continuação às suas atividades após a edição online de março

deste ano. Entre filmes disponíveis em plataformas de VOD, discussões com membros da indústria cinematográfica e atividades em direto no Facebook e no YouTube, o festival superou a marca das dez mil visualizações.

O desconfinamento permite agora ao BEAST IFF estender a sua programação às salas de cinema do Porto, que sempre o acolheram desde 2017. Até o momento, estão previstas 16 exibições únicas entre 29 de abril e 3 junho. Serão projetados não apenas os destaques da programação online, bem como filmes ainda inéditos para aqueles que acompanharam a 4.ª edição do BEAST International Film Festival a partir das suas casas.

Em parceria com o Cineclube do Porto, a secção Portuguese Abroad regressa para apresentar o melhor da cinematografia portuguesa fora de Portugal. No âmbito da secção, será exibida a longa "Drvo" (A árvore), do cineasta André Gil Mata, assim como um conjunto de curtas do realizador, artista transdisciplinar e ator Welket Bungué, responsável por representar um novo ponto de vista do cinema português e guineense.

Já a secção V4 Screen, impulsionada pelo projeto Visegrad Film Hub a partir do International Visegrad Fund, contará com uma nova parceria com o International Short Film Festival BRNO16, da República Checa. O fruto desta colaboração será um programa retrospectivo que projetará curtas deste país a partir de rolos de filme em 16mm.

No que diz respeito às exibições, a 29 de abril o Cinema Passos Manuel recebe a sessão de estreia da programação presencial com a longa-metragem "Ivana The Terrible". O segundo filme da realizadora Ivana Mladenović desafia o espectador com uma narrativa documental que testa os limites entre drama, comédia e não-ficção ao conduzir a protagonista, residente em Bucareste, ao longo de uma visita à sua pequena cidade natal, na Sérvia.

Além de estrear a edição presencial de 2021, o Cinema Passos Manuel também será sede das sessões do BEAST IFF todas as quintas-feiras, até 3 de junho.

O Espaço Cultural MausHábitos também receberá o festival duas vezes – a 5 e 12 de maio. O evento, que será gratuito, exibirá as curtas e médias metragens vencedoras da Competição Oficial do BEAST International Film Festival deste ano.

A sala de espetáculos Casa das Artes, por sua vez, exibe as duas sessões do programa Portuguese Abroad, a 6 e 8 de maio. Outros equipamentos culturais da cidade do Porto, como o Cinema da Trindade, o Café Candelabro e a Livraria Térmita também exibirão filmes da programação do festival.