Cartaz de cinema

Batalha vai ser Centro de Cinema

Publicado em 9 Mar. 2021 às 18:03, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Batalha vai ser Centro de Cinema

O cinema portuense reabre em 2022 com obras de recuperação feitas e novos objetivos.

O Porto vai ter um novo centro de cinema instalado no antigo Batalha. A aposta vai para ciclos temáticos e focados em cineastas e artistas contemporâneos, em parcerias com agentes e programadores, de dentro e fora do país.

Com crescentes dificuldades, o Batalha exibiu cinema comercialmente até 2000. Reabriu seis anos mais tarde para ser um espaço cultural da Associação de Comerciantes do Porto. Incapazes de gerir o espaço de forma satisfatória, os comerciantes entregaram o imóvel à Câmara Municipal do Porto em finais de 2010. Dois anos depois, o edifício projetado pelo arquiteto Artur Andrade e inaugurado em 1947, é classificado como Monumento de Interesse Público. No início de 2017, a autarquia portuense assume a gestão do Batalha por 25 anos. A sua reabilitação custará perto de quatro milhões de euros.

Prevê-se que o novo espaço esteja pronto no fim de 2021 para reabrir em fevereiro de 2022, anunciou hoje Guilherme Blanc, diretor artístico do projeto.

Rebatizado Batalha Centro do Cinema, terá duas salas de projeção de cinema, uma com 341 lugares e a outra, no andar superior, com 126 lugares; uma galeria com 65 metros quadrados para exposições e projetos de artes visuais; um café que também poderá ser usado para exibir filmes, concertos, ou outros espectáculos; uma biblioteca especializada; e uma mediateca, com cabine de visionamento e acesso livre.

Foto: Sónia Cardoso