Cartaz de cinema

Atriz de "Buffy: Caçadora de Vampiros" acusa Joss Whedon de crueldade

Publicado em 10 Fev. 2021 às 22:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Celebridades, Bastidores)

Atriz de "Buffy: Caçadora de Vampiros" acusa Joss Whedon de crueldade

Charisma Carpenter alega atos de crueldade, abusos de poder, ameaças e retaliações, com especial ênfase no período de gravidez da atriz.

Charisma Carpenter, que integrou o elenco das séries "Buffy: Caçadora de Vampiros" e "Angel", acusou hoje publicamente Joss Whedon de abusos de poder, durante o tempo em que trabalharam juntos. Esses abusos, de acordo com a atriz, provocaram-lhe problemas de saúde de que ainda hoje sofre. Refere que decidiu trazer a público estas alegações na sequência do caso de Ray Fisher que, no ano passado, se queixou de comportamentos pouco éticos e abusos de poder de Whedon para com o elenco e equipa de filmagem de "Liga da Justiça", em 2017, acusações que conduziram a um inquérito interno por parte da Warner Bros.

A atriz reforça que essas atitudes de criação de um ambiente de trabalho "tóxico" e "hostil" já eram comuns no início da carreira de Whedon. Refere ameaças de despedimento que apelida de "passivo-agressivas", de ter-lhe chamado "gorda" quando estava no quarto mês de gravidez e de ter questionado as suas crenças religiosas. Entre outras críticas, nomeadamente ao ritmo de trabalho que lhe foi imposto durante a gestação, a atriz acaba mesmo por qualificar Whedon como "um vampiro", que sugava toda a alegria e esperança.

Recorda também que participou nas investigações relativas ao caso que acabou por conduzir ao despedimento de Ray Fisher que interpretava a personagem Cyborg nos filmes da DC Comics e Warner Bros., por acreditar que o seu colega de profissão foi injustiçado após ter criticado Whedon e o estúdio.

Fisher agradeceu o apoio de Carpenter, considerando-a "uma das pessoas mais corajosas" que conhece.

Pouco depois, Sarah Michelle Geller, que interpretou a personagem de Buffy Summers, apareceu em apoio da colega, distanciando-se de Whedon, declarando-se solidária com todos aqueles que sofreram abusos e orgulhosa por denunciarem publicamente os alegados agressores.