Cartaz de cinema

Asghar Farhadi: iraniano duas vezes vencedor de um Oscar acusado de plágio

Publicado em 9 Abr. 2022 às 19:09, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático, Bastidores)

Asghar Farhadi: iraniano duas vezes vencedor de um Oscar acusado de plágio

O realizador e o seu produtor francês contestam a queixa de plágio da história que inspirou o filme "Um Herói", premiado com o Grande Prémio do festival de Cannes.

Asghar Farhadi, realizador iraniano vencedor de dois Óscares, é alvo de uma acusação de plágio que envolve o seu último filme "Um Herói".

A cineasta iraniana Azadeh Masihzadeh, afirma que a história de "Um Herói" foi copiada do seu documentário "All Winners, All Losers", feito entre 2014 e 2015, durante um workshop de cinema documental conduzido por Farhadi em Teerão.

Grande Prémio no Festival de Cannes 2021, "Um Herói" relata a história de Rahim, um homem preso por dívidas que, durante uma saída precária de dois dias, tenta saldar o que deve com recurso a um saco de moedas de ouro encontrado pela amante. A irmã convence-o a devolver as moedas e Rahim torna-se um herói aos olhos da opinião pública. Mas nem todos acreditam na sua história.

Alexandre Mallet-Guy, produtor francês de Farhadi, defende que a história que serviu de base a "Um Herói" foi divulgada "tanto em artigos de imprensa como em reportagens televisivas anos antes do documentário da Sra. Masihzadeh".

Masihzadeh contesta e afirma que esse caso de dívidas ocorreu na sua cidade natal de Shiraz e nunca chegou à imprensa nacional iraniana.

A diretora do Instituto Karnameh onde teve lugar o workshop confirma a versão de Masihzadeh de que a ideia original de "All Winners, All Losers" pertenceu à aluna e não partiu de Farhadi. Na primeira sessão do curso, o cineasta terá proposto aos estudantes uma lista de casos tirados dos jornais sobre pessoas que devolveram objetos valiosos encontrados. Cabia a cada aluno desenvolver um filme com base numa dessas histórias. Masihzadeh contou à ABC News que não existiam histórias suficientes para todos. Por isso, teve de pesquisar o seu próprio caso de "bom samaritano".

Caso não está encerrado

Asghar Farhadi

Contrariando notícias que davam como certa a condenação de Farhadi por plágio, o produtor clarifica que a investigação judicial iraniana tomou três decisões a 14 de março: recusar a ideia de danos à reputação da pessoa em que o filme foi inspirado; rejeitar a alegação de que a ex-aluna teria direito a parte das receitas de "Um Herói"; e enviar para tribunal a queixa relativa a quebra de direitos de autor.

Farhadi também apresentou queixa por difamação contra Masihzadeh. A 4 de abril de 2022, o tribunal absolveu-a por "insuficiência de provas", mas o realizador ainda pode recorrer.

Em conversa com o The Hollywood Reporter, Masihzadeh relata que, em 2019, Farhadi pediu-lhe para assinar um documento a confirmar ser dele a ideia original para "All Winners, All Losers" e transferindo-lhe todos os direitos sobre a história. A antiga aluna assinou, dizendo ter-se sentido "muito pressionada" pelo "poder" do "grande mestre do cinema iraniano".

O lado de Farhadi confirma a existência do documento que integra o processo no tribunal apesar de a advogada do realizador lembrar que "ideias e conceitos" não estão protegidos pelo direito de autor.

Entretanto, o Los Angeles Times acrescenta que a Aliança Iraniana de Grémios Cinematográficos apoia o realizador e alerta para a existência de uma carta assinada por estudantes da referida workshop a confirmar a tese de que "Um Herói", não se baseia no trabalho de Masihzadeh.

Asghar Farhadi ganhou o Oscar de melhor filme internacional em 2012 por "Uma Separação". Venceu novamente em 2017 por "O Vendedor", igualmente distinguido em Cannes com o prémio de melhor argumento.