Cartaz de cinema

Arquivo da RTP disponível online

Publicado em 7 Mar. 2017 às 18:09, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Imagens, Bastidores)

Arquivo da RTP disponível online

A partir de agora pode consultar o arquivo da RTP na Internet, através do site RTP Arquivos, onde se encontram disponíveis mais de seis mil conteúdos. No novo site, o grande público poderá consultar a coleção disponível de conteúdos produzidos para rádio e televisão desde 1936 e até à atualidade.

A apresentação do novo site decorreu segunda-feira, na sede da RTP, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Do acervo disponível fazem parte excertos aúdio, vídeos de televisão, fotografias e textos que vão desde a ficção ao documentário, passando pela informação, desporto, ou cultura.

O site permite tanto a pesquisa simples como o acesso a coleções temáticas organizadas sobre, por exemplo, o 25 Abril, Mário Soares, o Estado Novo, ou uma seleção de conteúdos por década, bem como um conjunto de programas emblemáticos da história da RTP (Povo que Canta, Teleteatro, Vila Faia, Xailes Negros, Sabadabadú, entre outros).

Sobre este vasto acervo a RTP organizou também 47 coleções com os conteúdos mais relevantes sobre acontecimentos, ou personalidades da história de Portugal; e 55 series de programas emblemáticos produzidos e exibidos ao longo dos 60 anos de história da empresa.

Outra novidade da nova plataforma consiste na automatização dos processos relacionados com o licenciamento de conteúdos e contratação de outros serviços do Arquivo.

A RTP afirma que, neste início do projeto, o arquivo disponível é composto por cerca de 55% de notícias e 45% de programas. No futuro prevê-se entre 60 a 65% de notícias e 35 a 40% de programas.

Até ao final do ano, estima-se que o site RTP Arquivos possa crescer até aos 25 mil conteúdos.