Cartaz de cinema

"Alcindo" vence Grande Prémio Caminhos do Cinema Português

Publicado em 22 Nov. 2021 às 12:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

"Alcindo" vence Grande Prémio Caminhos do Cinema Português

Documentário sobre a morte de Alcindo Monteiro no Bairro Alto em 1995 conquista o maior galardão do festival.

"Alcindo", de Miguel Dores, conquistou o Grande Prémio Caminhos do Cinema Português. O documentário, que aborda o crime racial que chocou o país em 1995, foi escolhido pelo Júri com a justificação de ser "um filme significativo, que através de um impressionante trabalho de investigação com recursos limitados, parte de um acontecimento particular cujo entendimento profundo implica refletir sobre o passado, o presente e o futuro do nosso país".

Para além do Grande Prémio, o filme de Miguel Dores conquistou o prémio para o melhor documentário.

"A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, conquistou quatro galardões (Menção Honrosa da Federação Internacional dos Cineclubes e os Prémios de Melhor Realização, Prémio Revelação e Prémio do Público. A curta-metragem "O Lobo Solitário", de Filipe Melo, foi distinguida com três prémios: Melhor Banda Sonora Original, Prémio da Federação Internacional dos Cineclubes e Menção Honrosa do Júri de Imprensa.

Diana Neves Silva conquistou o Prémio de Melhor Atriz pelo filme "Luz de Presença", enquanto Pedro Lacerda, pelo seu desempenho em "Terra Nova" e "A Arte de Morrer Longe", conquistou o galardão de Melhor Ator.

A 25.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português decorreu de 6 a 20 de novembro.