Cartaz de cinema

Adeus a Terry Jones um dos criadores dos Monty Python

Publicado em 22 Jan. 2020 às 14:54, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Obituário)

Adeus a Terry Jones um dos criadores dos Monty Python

O galês de 77 anos realizou filmes, escreveu livros, apresentou programas de história e criou sketches de humor.

Morreu Terry Jones, um dos elementos fundadores dos Monty Python. Tinha 77 anos. Desde 2015 sofria de uma rara forma de demência que lhe afetou a capacidade de falar e o comportamento.

"O Terry faleceu durante a noite de 21 de janeiro, aos 77 anos, com a sua esposa Anna Soderstrom a seu lado após uma longa e corajosa, mas sempre bem humorada luta contra uma rara forma de demência", lê-se num comunicado da família publicado na imprensa britânica.

Em 1969, Jones foi um dos criadores do grupo de humoristas britânico Monty Python, onde regularmente escrevia em parceria com o antigo colega na universidade de Oxford, Michael Palin. Viria depois a realizar os filmes "Monty Python e o Cálice Sagrado" (com Terry Gilliam), "A Vida de Brian" e "O Sentido da Vida".

Antes, adquiriu experiência como parte do grupo de argumentistas de vários programas de televisão, de "Do Not Adjust Your Set", a "The Frost Report", "Marty" e "The Complete and Utter History of Britain".

Apaixado pela História, foi ainda responsável pela criação de um conjunto de programas e minisséries sobre a vida do cidadão comum nos tempos antigos, do Antigo Egipto ao Império Romano, ou à Idade Medieval.

A conta oficial dos Monty Python no Twitter homenageou Terry Jones à maneira do coletivo: