Publicado em 20 Fev. 2023 às 10:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Europeu)
O drama alemão passado durante a Primeira Guerra Mundial venceu sete prémios da academia britânica, incluindo melhor filme.
"A Oeste Nada de Novo", produção alemã da Netflix, foi o filme mais premiado durante a cerimónia de entrega dos prémios BAFTA, da academia britânica.
A mais recente adaptação da obra de Erich Maria Remarque venceu as categorias de melhor filme, melhor filme noutra língua além do inglês, melhor realização, melhor argumento adaptado, melhor fotografia, melhor banda sonora e melhor som.
Partiu com 14 nomeações, o maior número de sempre na história dos BAFTA para um filme numa língua que não o inglês, a par de "O Tigre e o Dragão" (2000), de Ang Lee.
"Elvis", de Baz Luhrmann, triunfou nas categorias de melhor ator, graças a Austin Butler, melhor elenco, melhor guarda-Roupa e melhor caracterização.
Igualmente com quatro vitórias, "Os Espíritos de Inisherin" ganhou os dois BAFTAs para os secundários, entregues a Kerry Condon e Barry Keoghan, e ainda os prémios para melhor argumento (que coube ao também realizador Martin McDonagh) e melhor filme britânico.
O prémio de melhor atriz foi para Cate Blanchett, por "Tár", de Todd Phillips.
Charlotte Wells recebeu o BAFTA revelação, graças à sua comovente primeira obra, "Aftersun".
O "Pinóquio", de Guillermo del Toro, recebeu o prémio para melhor animação e "Navalny", de Daniel Roher, triunfou entre os documentários.
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", nomeado em dez categorias, ganhou somente o BAFTA para a melhor montagem.