Cartaz de cinema

"A Flor": filme de 14 horas de Mariano Llinás estreia esta semana em Portugal

Publicado em 27 Jul. 2021 às 23:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema da América-Latina)

"A Flor": filme de 14 horas de Mariano Llinás estreia esta semana em Portugal

Epopeia cinéfila com os seus 808 minutos, será exibido em oito partes, no cinema Trindade.

Produzido ao longo de uma década, "La Flor" de Mariano Llinás é um trabalho irrepetível que exige coragem a quem decide distribuí-lo e exibi-lo, e representa um desafio imenso para o espectador.

Divide-se em quatro partes sendo composto por seis episódios distintos, protagonizados pelas mesmas quatro atrizes: Pilar Gamboa, Elisa Carricajo, Laura Paredes e Valeria Correa.

Começa por ser um filme de série B à americana, onde um grupo de exploradores se depara com uma múmia e a sua maldição sobrenatural. A segunda parte tem dois enredos paralelos, um casal que se separou ao reunir-se para gravar uma canção, e um mistério sobre uma sociedade secreta que gera uma poção que permite a vida eterna usando um escorpião supostamente extinto. O terceiro episódio é sobre um grupo de espiões, com flashbacks prolongados descrevendo cada uma das suas histórias.

No quarto episódio, Llinás recorre a uma metanarrativa experimental onde as quatro actrizes principais interpretam actrizes que se viram contra o realizador e a sua elaborada estrutura narrativa. O realizador desaparece e um investigador desenvolve uma teoria sobre as actrizes após ler a tradução de Arthur Machen das memórias de Casanova.

O quinto episódio é um remake a preto e branco, em grande parte silencioso, da curta-metragem "Passeio ao Campo", de Jean Renoir. O sexto episódio é contado através do diário de uma mulher inglesa que viveu nas Américas durante o século XIX. Ela e três outras mulheres deixam o deserto no seguimento de um cativeiro que durou muitos anos.

"La Flor" apresenta-se, em simultâneo, como uma aventura épica em escala e imaginação, e uma ode divertida e viciante ao poder da narrativa. Num trailer de apresentação, Mariano Llinás explica a estrutura narrativa da obra onde quatro partes possuem início, mas não têm fim, a quinta é a única a ter um início e um fim, e a sexta inclui apenas a conclusão de uma história.

No Cinema Trindade. "A Flor" vai ser programado em duas modalidades: intensiva e normal. A intensiva, exibirá um compacto em oito partes entre quinta-feira, 29 de julho) e domingo, 1 de agosto). A normal, vai apresentar as várias partes durante todo o mês de agosto em regime diário.

Eis os horários para a primeira semana no Cinema Trindade:

Parte 1: 5ª feira, 19h00 | 6ª feira 14h30 | sáb 14h30 | dom 14h30| 2ª feira 19h00 | 3ª feira 19h00 | 4ª feira 19h00

Parte 2: 5ª feira 21h00| 6ª feira 16h00| sáb 16h00 | dom 16h00 | 2ª feira 20h30 | 3ª feira 20h30 | 4ª feira 20h30

Parte 3: 6ª feira 19h30

Parte 4: 6ª feira 21h00

Parte 5: sáb 19h00

Parte 6: sáb 21h00

Parte 7: dom 19h00

Parte 8: dom 20h45

Trailer "A Flor"