Cartaz de cinema

"A Espia": nova ficção histórica da RTP1 estreia em abril

Publicado em 30 Mar. 2020 às 14:54, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

"A Espia": nova ficção histórica da RTP1 estreia em abril

A série traz uma intriga de espionagem, romance e sedução passada em Portugal e na Galiza durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a 2ª Guerra Mundial operaram em Portugal diversas redes de espionagem. "A Espia" acompanha uma dessas redes, a rede Shell. Dirigida pelos Britânicos que operaram em Portugal entre 1941 e 1942, tinha um plano de destruição de infraestruturas e de contraespionagem no caso de o país ser invadido pelos Alemães.

A série em oito episódios inspirou-se nestes acontecimentos e em parte dos seus operacionais para criar duas personagens: Maria João e Rose. Em conjunto, vão guiar o espectador pelo labirinto da espionagem ao serviço das potências beligerantes: os aliados e os alemães, e interagir com personagens históricas como Cândido de Oliveira, Jack Beevor, Ribeiro Casais, ou Agostinho Lourenço. Desta forma, darão a conhecer os meandros da propaganda da época, a batalha ideológica que a marcou, a falsificação de passaportes e as negociações complexas em redor do valioso volfrâmio.

Realizada por Jorge Paixão da Costa, "A Espia" reúne no elenco nomes como Daniela Ruah, Maria João Bastos e Diogo Morgado. Foi rodada entre entre maio e julho de 2019, em Lisboa, Porto, Curia, Tomar, Figueira da Foz e Santiago de Compostela. É uma coprodução luso espanhola da Ukbar Filmes, RTP e Ficción Producciones.

Promo "A Espia"

Sinopse

1941, Segunda Guerra Mundial. Portugal vive na neutralidade. Na sombra, alguns portugueses decidem servir os Aliados, outros as forças do Eixo, ou ambos em simultâneo.

Maria João Mascarenhas (Daniela Ruah) trabalha para o sogro (António Capelo) numa empresa de transportes. Aliciada pela amiga Rose Lawson (Maria João Bastos), procura informações sobre carregamentos de volfrâmio. Entre festas, casinos e mensagens codificadas, as duas envolvem-se numa intriga diplomática.

Sobre a mesa, encontra-se uma rede que pode destruir o país. Os ingleses, Major Jack Beevor (Pedro Lamares) e Richard Thompson (Marco d'Almeida), pretendem evitar uma possível invasão alemã. O escolhido para esta missão é o Selecionador Nacional: Cândido de Oliveira (Sisley Dias). Por outro lado, o espião alemão da SD, William Larenz (Adriano Carvalho), tenta convencer o agente Paulo, da PVDE (Luís Eusébio) de que são os ingleses que estão prestes a ocupar Portugal.

Paralelamente, Ribeiro Casais (Joaquim Nicolau) e Vieira (Nuno Gil), da Legião Portuguesa, colaboram com os aliados para preparar Portugal em caso de invasão. Maria João parece reunir todos os atributos de uma espia perfeita: sedutora, inteligente e idealista. Mas ao aproximar-se do engenheiro alemão Siegfried Brenner (Diogo Morgado) vai compreender o preço de viver uma vida dupla...

A apresentação da série terá lugar a 30 de março, entre as 18h00 e as 19h00, no Instagram da RTP, e terá em direto os principais atores.

A "Espia" estreia domingo, 8 de abril, às 21h00, na RTP1. Para mais informações consulte a página de estreias TV.