Cartaz de cinema

Sombras Brancas (2023)

Duração T114M minutos

Género Drama

Origem Portugal

Estreia em Portugal 20 Abr. 2023

Classificação etária M/14

Distribuidor Zero em Comportamento

Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofreu um acidente vascular cerebral, perdendo a capacidade de se relacionar com o mundo e de reconhecer ou sequer articular palavras. Lugares, situações e personagens passaram a fundir-se numa mistura entre a vida real, a ficção e a sua memória, num mundo luminoso e quase sem sombras.

Entre sombras brancas e palavras difusas, entramos no mundo do escritor para nos cruzarmos com referências e personagens do seu mundo literário, como Alexandra Alpha, mas também da sua vida. Encontramos algumas das personalidades que marcaram um tempo e uma geração da sociedade portuguesa, amigos e camaradas como Alves Redol, António Lobo Antunes, a poetisa Natália Correia, o pintor Júlio Pomar ou o realizador Artur Semedo.

Contando a sua "última história", a mais definitiva de toda a sua carreira, a da sua involuntária viagem pelo território das sombras brancas, e regressado ao mundo dos cérebros vivos, após dobrar o meridiano da morte, o escritor afirmou: "Isto de alguém se recomeçar assim depois de nulo, é algo que deslumbra e ultrapassa".

Com Rui Morisson, Natália Luísa, Rafael Gomes

Argumento Rui Cardoso Martins, Fernando Vendrell

IMDb http://www.imdb.com/title/tt13457948/