Cartaz de cinema

O Rei do Riso (2021) Qui rido io

Duração T133M minutos

Género Drama, Histórico

Origem Itália, Espanha

Estreia em Portugal 5 Mai. 2022

Classificação etária M/12

Distribuidor Leopardo Filmes

No início do século XX, na Nápoles da Belle Époque, os teatros e cinemas brilhavam. O grande actor cómico Eduardo Scarpetta era o rei das bilheteiras. De origem humilde, fez nome graças às suas comédias e à personagem de Felice Sciosciammocca. O teatro era a sua vida e a família gravitava à sua volta, composta por esposas, parceiros, amantes, filhos legítimos e ilegítimos, incluindo Titina, Eduardo e Peppino De Filippo.

Em 1904, no auge do sucesso, Scarpetta permite-se uma jogada perigosa: cria uma paródia de La figlia di Iorio, uma tragédia do maior poeta italiano da época, Gabriele D'Annunzio. Na noite de estreia da peça, estala um tumulto no teatro: a peça é interrompida entre gritos e apitos e Scarpetta acaba por ser acusado de plágio pelo próprio D'Annunzio.

Assim teve início o primeiro processo de direitos de autor em Itália.

Os anos do julgamento seriam consumidores para ele e para toda a família. Tudo na vida de Scarpetta parece estar a desmoronar-se, mas com um grande acto ele desafiará o destino e ganhará o seu último jogo.

Filme da competição oficial do 78.º Festival de Veneza.

Com Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell'Anna, Antonia Truppo, Eduardo Scarpetta, Roberto De Francesco, Lino Musella, Paolo Pierobon, Gianfelice Imparato, Iaia Forte, Giovanni Mauriello, Chiara Baffi, Roberto Cacioppoli, Lucrezia Guidone, Elena Ghiaurov, Gigio Morra, Greta Esposito, Marzia Onorato, Alessandro Manna, Tommaso Bianco

Realização Mario Martone

Produção Francesca Cima, Nicola Giuliano, Carlotta Calori

Argumento Mario Martone, Ippolita Di Majo

IMDb http://www.imdb.com/title/tt9526392/