Cartaz de cinema

A Grande Beleza (2013) La Grande Bellezza

Duração T142M minutos

Género Comédia, Drama

Origem Itália, França

Estreia em Portugal 20 Fev. 2014

Classificação etária M/16

Distribuidor ZON Audiovisuais

Roma, no esplendor do verão. Turistas enchem a colina do Janiculum: um japonês desfalece, deslumbrado por tamanha beleza.

Jep Gambardella (Toni Servillo), elegante e com um charme irresistível apesar dos primeiros sinais de envelhecimento goza a vida social da cidade ao máximo. Frequenta jantares e festas chiques, onde o seu brilhante humor e agradável companhia são sempre bem-vindos.

Jep é um jornalista bem sucedido e um sedutor inveterado que, na juventude, escreveu um romance de sucesso, recebeu um prémio literário e conquistou uma reputação de escritor frustrado. É também um homem que esconde o desencanto por detrás de uma atitude cínica que lhe permite ver o mundo com uma lucidez amarga.

No terraço do seu apartamento em Roma, com vista para o Coliseu, dá festas onde "o aparelho humano" –  o título do seu livro - é despido de pretensões e a comédia da vacuidade se desenrola.

Cansado deste estilo de vida, Jep sonha por vezes em voltar a escrever, assombrado por memórias de um amor da juventude. Mas conseguirá ele lidar com esse sentimento? Terá capacidade para superar esse desgosto profundo por si mesmo e pelos outros, numa cidade cuja beleza deslumbrante leva à imobilidade?

Com Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Carlo Buccirosso, Iaia Forte

Realização Paolo Sorrentino

Produção Francesca Cima, Nicola Giuliano

Argumento Umberto Contarello, Paolo Sorrentino

IMDb http://www.imdb.com/title/tt2358891/