Cartaz de cinema

O Herói de Hacksaw Ridge (2016) Hacksaw Ridge

Duração T138M minutos

Género Drama, Histórico

Origem Estados Unidos da América, Austrália

Estreia em Portugal

Classificação etária M/16

Distribuidor NOS Audiovisuais

Na primavera de 1945, quando a guerra no Pacífico entrava nos seus derradeiros e mais mortíferos dias, as tropas norte-americanas na ilha de Okinawa encontraram alguma da resistência mais feroz que alguma vez viram e um soldado destacou-se dos restantes.

Desmond T. Doss, objetor de consciência, apesar do seu voto de nunca matar, serviu bravamente como socorrista desarmado na infantaria, e sozinho salvou as vidas de dúzias dos seus camaradas feridos, sem efetuar um único disparo.

Adventista de sétimo dia cumpridor, Doss vivia na Virgínia quando se ofereceu como voluntário para o exército dos Estados Unidos. Não estava interessado em combater, mas queria ser socorrista "não combatente". A instituição militar não estava acostumada a este tipo de atitudes, mas Doss foi persistente. Magro, vegetariano, indisponível para treinos ao sábado e muito menos para usar uma arma, ao início foi ridicularizado e humilhado pelos seus compatriotas que, convencidos de que seria uma companhia perigosa na frente de combate, tentaram afastá-lo do serviço militar.

Mas Doss insistiu até ao dia em que se viu em Okinawa, onde a sua unidade recebeu ordens para se incorporar na tomada quase impossível das escarpas de Maeda - que ficariam conhecidas por Hacksaw Ridge. No topo dos íngremes e ameaçadores 200 metros da encosta encontravam-se ninhos de metralhadora fortificados, armadilhas e, escondidos em grutas, soldados japoneses que juraram lutar até à morte.

Foi aqui que Doss mostrou ser feito não apenas de princípios, mas também de rara coragem. Enfrentando uma barragem desesperada de fogo pesado, recusou abrigar-se. Quando o seu batalhão recebeu ordens para retirar, permaneceu no local e efetuou várias incursões à zona de fogo, armado apenas com as suas convicções, para transportar cerca de 75 homens, gravemente feridos e destinados a morrer, não fora a sua intervenção.

Em outubro de 1945, tornou-se o primeiro objetor de consciência condecorado com a Medalha de Honra do Congresso dos EUA, acompanhada de uma citação que destacava a sua "excepcional bravura e determinação inabalável face a condições desesperadamente perigosas".

Com Andrew Garfield, Vince Vaughn, Teresa Palmer, Sam Worthington, Rachel Griffiths, Matthew Nable

Realização Mel Gibson

Argumento

IMDb http://www.imdb.com/title/tt2119532/