Cartaz de cinema

Donbass (2018)

Duração T122M minutos

Género Drama, Guerra

Origem França, Alemanha, Holanda, Roménia, Ucrânia

Estreia em Portugal 9 Jun. 2022

Classificação etária M/14

Distribuidor Midas Filmes

Retrato da região leste da Ucrânia, onde uma guerra híbrida mistura conflito armado, crimes e tumultos praticados por grupos separatistas. Onde a guerra é chamada de paz, a propaganda é erguida como verdade e o ódio finge ser amor.

Um périplo pelo Donbass numa série de aventuras loucas, em que o grotesco e o trágico se misturam como a vida e a morte. Não é um conto sobre uma região, um país ou um sistema político, mas sobre um mundo perdido na pós-verdade e em identidades falsas.

Embora seja um filme de ficção, Loznitsa mostra situações e episódios que, apesar de absurdos e grotescos, aconteceram verdadeiramente. Constituído em episódios, cada um relata uma história inspirada em situações ocorridas em 2014 e 2015, nos territórios ocupados.

Com Tamara Yatsenko, Iryna Zayarmiuk, Hryhoriy Masliuk, Olesia Zhurakivska, Liudmyla Smorodina, Boris Kamorzin, Mikhail Voloshin, Yevhen Chepurniak, Ihor Kyrylchatenko, Vladyslav Simanko, Oleksii Beldei, Yaroslav Bezkorovainyi, Olena Khyzhna, Arsen Bosenko, Thorsten Merten, Oleksandr Techynskyi, Volodymyr Lubovsky, Sergey Russkin, Petro Panchuk, Daniil Makarov

Realização Sergei Loznitsa

Produção Heino Deckert

Argumento Sergei Loznitsa

IMDb http://www.imdb.com/title/tt8282042/