Cartaz de cinema

Programa especial dedicado à Ucrânia integra o 6.doc no Cinema Ideal

Publicado em 15 Mar. 2022 às 15:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Programa especial dedicado à Ucrânia integra o 6.doc no Cinema Ideal

O Doclisboa e o Cinema Ideal, anunciaram hoje uma alteração ao programa do ciclo 6.doc que passa a incluir sessões de solidariedade com o povo ucraniano, celebrando o seu cinema e a sua história.

Entre 24 e 30 de março, o programa especial "A Ucrânia no 6.doc", apresenta os filmes "Donbass", de Sergei Loznitza (Melhor Realização na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2018), uma reflexão sobre o horror da guerra, tão violenta quanto absurda; e "The Earth is Blue as an Orange", de Iryna Tsilyk (premiado no Festival de Sundance 2020), sobre o quotidiano de uma mãe e das suas quatro filhas, também na região de Donbass.

As receitas de bilheteira das sessões que terão lugar no Cinema Ideal, em Lisboa, revertem a favor da Associação Ukrainian Refugees UAPT, que presta auxílio no acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal e na recolha e envio de produtos e bens essenciais.

As sessões são às 21h30. Os bilhetes têm um preço único de 6 €. Quem o desejar, pode efetuar uma contribuição maior, de 10 €.

24, 26, 28 e 30 de março

Donbass

Donbass

2018 | Drama, Guerra | 122 min

Com Tamara Yatsenko, Iryna Zayarmiuk, Hryhoriy Masliuk

Realização Sergei Loznitsa

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 9 Jun. 2022

Distribuidor Midas Filmes

Ver trailer

Localizada na Ucrânia, Donbass é uma região fulcral do conflito russo-ucraniano. O realizador Sergei Loznitsa parte deste conflito para nos mostrar o lado absurdo e violento da guerra. Por um lado, Loznitsa conta pequenas histórias sobre os pequenos poderes e sobre os homens que se alimentam deles. Por outro, a violência da guerra irrompe, subitamente, no ecrã, e coloca em causa a nossa própria humanidade.

25, 27 e 29 de março

Земля блакитна, ніби апельсин

Земля блакитна, ніби апельсин The Earth Is Blue as an Orange

2020 | Documentário | 74 min

Com Hanna Hladka, Stanislav Hladkyi, Anastasiia Trofymchuk

Realização Iryna Tsilyk

Ver trailer

Delicado filme da realizadora e poeta ucraniana Iryna Tsilyk, observa de perto o quotidiano de uma mãe e das suas quatro filhas em Donbass, e acompanha-as no processo de construção de um filme assombrado pelos ecos da guerra que se desenrola no exterior. Neste violento contexto, Tsilyk traz um comovente retrato de amor e resiliência, um reduto de uma "vida normal".