Duração minutos 100
Género Drama, Histórico
Origem Reino Unido, Hungria, Bélgica
Estreia em Portugal 4 Jan. 2024
Classificação etária M/12
Distribuidor NOS Audiovisuais
Filho rebelde de uma mãe austera, boémio parisiense, combatente da resistência aos nazis na Segunda Guerra Mundial, dramaturgo vencedor do Prémio Nobel, marido infiel e eremita... Samuel Beckett viveu uma vida composta por muitas partes e, apesar de toda a adulação de que foi alvo, sempre teve plena consciência dos seus fracassos.
Conhecido por peças como "À Espera de Godot", ou "Endgame", Samuel Beckett (1906 - 1989), romancista, encenador e poeta, nasceu na Irlanda, onde estudou francês, italiano e inglês. Residente em Paris durante a maior parte da vida adulta, Beckett forjou uma carreira literária em francês e inglês e a sua obra tornou-se conhecida pelo estilo trágico e cómico, sombrio e muitas vezes inclinado para a exploração das ironias da vida. A obra de Beckett explorou a auto-referência, os fluxos de consciência e a experiência linguística, e foi apontado como um dos criadores do "Teatro do Absurdo", ao lado de nomes como Eugene Ionesco, Jean Genet e Harold Pinter.
Inspirado na célebre frase do autor, "dança primeiro, pensa depois", o filme é um relato abrangente da vida deste símbolo literário do século XX.
Com Gabriel Byrne, Aidan Gillen, Sandrine Bonnaire, Fionn O'Shea, Maxine Peake, Bronagh Gallagher, Lisa Dwyer Hogg, Caroline Boulton, Gráinne Good, Cillian Hollywood, Patrik Piró, Léonie Lojkine, Andrew Hefler, Barry O'Connor, Caleb Johnston-Miller
Realização James Marsh
Produção Tom Thostrup, Michael Livingstone, Viktória Petrányi
Argumento Neil Forsyth