Cartaz de cinema

A Portuguesa (2018)

Duração T136M minutos

Género Drama, Histórico

Origem Portugal

Estreia em Portugal 28 Fev. 2019

Classificação etária M/12

Distribuidor Leopardo Filmes

No norte de Itália, os von Ketten (Delle Catene como são conhecidos nas redondezas), servem-se da ascendência germânica conforme lhes convém. Disputam as forças do Episcopado de Trento,  apoderando-se de tudo o que está ao seu alcance, com astúcia e calma.

Para que nada limite o campo de acção, herr Ketten procura casamento num um país distante: Portugal. Durante o ano de lua-de-mel, na viagem de regresso, nasce o primeiro filho. Mas, mal chegam ao castelo, Ketten vê uma boa oportunidade de investir contra o bispo e parte de novo para a guerra. A Portuguesa, contrariando a vontade do marido, recusa-se a regressar a Portugal.

Onze anos decorrem, entre contendas e escaramuças e von Ketten, raramente vai a casa. Correm rumores à volta da presença daquela "estrangeira", isolada no castelo sombrio, rodeada pelas aias e escravas moiras e na companhia de Pero Lobato, um primo que chegou de visita. Há quem diga que ela é uma herege…

Até que, um dia, o Bispo de Trento acaba por morrer e, com a assinatura da paz, chega ao fim uma luta de várias gerações. Assim, cai o pano de fundo da vida de von Ketten para quem a tudo o que paz pode trazer é corrupção, vaidade e doença... A Portuguesa, que sonhara com uma terra cheia de inesperado, vê regressar a casa um ser indefeso, febril, enfraquecido. Neste fim aparente, a Portuguesa vence onde a morte parecia querer entrar...

Com Ingrid Caven, Pierre Léon, Rita Durão, João Vicente, Luís Lucas, Mauro Soares, Clara Riedenstein, Marcello Urgeghe

Realização Rita Azevedo Gomes

Produção Rita Azevedo Gomes

Argumento Rita Azevedo Gomes

IMDb http://www.imdb.com/title/tt7746590/