Publicado em 14 Jan. 2016 às 16:11, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)
"The Revenant - O Renascido" e "Mad Max: Estrada da Fúria" estão em grande. "The Hateful Eight" (Os Oito Odiosos), "Joy" e "Steve Jobs" foram desprezados pela Academia.
Em traços largos, são estas as primeiras impressões da lista de nomeados para os Oscars deste ano.
"The Revenant - O Renascido" é o maior de todos os favoritos. Doze nomeações, com Iñarritu, DiCaprio e Hardy na disputa das respetivas categorias e a vitória quase garantida na corrida a melhor filme do ano.
Terá poucas hipóteses de ganhar dadas as preferências habituais dos votantes por filmes "mais sérios", mas as dez nomeações de "Mad Max: Estrada da Fúria" já são uma enorme vitória. Sobretudo porque incluem George Miller como candidato a melhor realizador e uma presença entre os finalistas a melhor filme.
Depois da rábula da "comédia" nos Globos de Ouro, Ridley Scott também não estará feliz com o facto de ter ficado fora dos nomeados. Mesmo assim, "Perdido em Marte" estará a discutir a vitória em sete categorias, incluindo melhor filme, melhor ator com Matt Damon e melhor argumento adaptado.
"Bridge of Spies" (A Ponte dos Espiões) arrecada meia dúzia de referências, mas Spielberg fica novamente de fora como realizador. Encontrará algum consolo no facto de aparecer na lista de produtores da categoria de melhor filme. Mark Rylance consegue uma muito merecida nomeação como secundário.
Outro dos filmes seis vezes nomeado, "O Caso Spotlight" recompensa Tom McCarthy com duas hipóteses de receber a estatueta - como realizador e no papel de argumentista, onde divide créditos com Josh Singer. Mark Ruffalo e Rachel McAdams vão competir entre os atores secundários.
Também com seis nomeações, "Carol" tem na dupla de protagonistas, Cate Blanchett (melhor atriz, sexta nomeação com duas vitórias) e Rooney Mara (melhor secundária, segunda nomeação) os seus maiores trunfos.
O grande campeão de bilheteira de 2015, "Star Wars: O Despertar da Força" faz a festa com a presença nas categorias tecnicas e com o obrigatório John Williams entre as melhores bandas sonoras.
Outro favorito, "A Rapariga Dinamarquesa" aparece na lista em apenas quatro ocasiões, com destaque para o par de atores Eddie Redmayne (segunda vez consecutiva, ganhou no ano passado com "A Teoria de Tudo") e Alicia Vikander (estreante).
Um dos mais discretos, "Room" (Quarto) alcança quatro nomeações com pezinhos de lã. O realizador Lenny Abrahamson estreia-se nestas andanças tal como a sua atriz principal, Brie Larson.
"The Big Short" (A Queda de Wall Street) consegue chegar à lista final em três categorias importantes, realizador, melhor filme e ator secundário, com Bale a colecionar a terceira nomeação (ganhou em 2011 com "The Fighter").
Outro filme que ficou numa segunda linha foi "Brooklyn". Está presente em apenas três categorias, apesar de ser candidato a melhor filme e de Saoirse Ronan ter recebido a esperada nomeação para melhor atriz.
Razões para estar irritado com a Academia tem Quentin Tarantino que fica de fora da luta pelo melhor filme e melhor realizador. A defender a honra de "The Hateful Eight" (Os Oito Odiados) só Jennifer Jason Leigh (secundária, primeira nomeação), o nonagenário Ennio Morricone (banda sonora, sexta nomeação) e o diretor de fotografia Robert Richardson (nona nomeação com três vitórias).
Surpresa para a ausência de Aaron Sorkin dos nomeados para melhor argumento. Danny Boyle também ficou de fora e "Steve Jobs" conta apenas com os atores: Michael Fassbender e Kate Winslet.
Muito falado nos meses que antecederam a temporada de prémios, a longa de animação "Inside Out" (Divertida-mente) acabou por surgir apenas em duas categorias.
O mais maltratado do dia é "Joy", de David O. Russell. De favorito acabou com uma Jennifer Lawrence solitária na sua quarta nomeação em cinco anos.
A lista completa de nomeados está aqui.
As estatuetas douradas do tio Oscar sem roupa serão entregues a 28 de fevereiro em mais uma longa e aborrecida cerimónia que terá lugar no Dolby Theater em Hollywood. Chris Rock fará os possíveis por animar a noite.