Publicado em 10 Ago. 2014 às 19:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)
O realizador de "Brazil", "12 Macacos" e "O Teorema Zero" não desiste de adaptar o clássico de Cervantes.
Após ter estado com os velhos companheiros dos Monty Python na série de espectáculos esgotados na O2 Arena em Londres, o realizador Terry Gilliam vai voltar a um dos seus projetos mais queridos, a adaptação de "D. Quixote de la Mancha" de Miguel de Cervantes.
Em declarações ao site Indiewire, Gilliam disse que as filmagens vão começar na primavera do próximo ano. Quanto ao elenco, acrescentou que o produtor de nacionalidade espanhola está em contacto com dois atores cujos nomes ainda não pode revelar.
Noutra entrevista, ao The Wrap, deu a entender que o guião se afasta um pouco da história original, publicada em 1605: "Tudo tem lugar agora, é contemporâneo. É mais sobre como os filmes podem causar danos às pessoas. Na verdade, a nossa personagem principal fez um filme do Don Quixote no início da carreira e o efeito que isso teve sobre muitas pessoas não foi agradável. Algumas enlouqueceram, algumas viraram-se para a bebida, outras tornaram-se prostitutas."
No livro de Cervantes, D. Quixote é um homem obcecado com as antigas tradições da cavalaria medieval que decide tornar-se, ele mesmo, num cavaleiro.
O projeto de adaptação de Terry Gilliam data de 1998 e chegou a contar com nomes como Johnny Depp e Ewan McGregor, mas foi sendo sucessivamente adiado.