Publicado em 21 Abr. 2013 às 14:01, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)
O verão de 2014 é a data definida pelo realizador para iniciar a produção de "Silence".
Scorsese marcou a data no calendário: julho de 2014, em Taiwan, início de produção para "Silence".
"Silence" adapta ao cinema o romance com o mesmo título do japonês Shusaku Endo, publicado em 1966 (editado em Portugal com o título "Silêncio", pela D. Quixote), sobre a presença dos jesuítas no Japão durante o século XVII. O protagonista é um jovem monge português, Sebastião Rodrigues, enviado para aquele país com a tarefa de investigar rumores de que o seu mentor, Frei Cristovão Ferreira, teria renegado a fé cristã.
O argumento é da autoria de Jay Cocks (duas vezes nomeado para os Oscars, por "A Idade da Inocência" e "Gangues de Nova Iorque") e do próprio Scorsese que se deslocará a Cannes para divulgar o projeto.
O interesse do realizador na obra maior de Shusaku Endo surgiu em 1991 e o projeto chegou a ser anunciado em 2007, mas foi ficando para trás, dando lugar a outros filmes.
Chegou a falar-se nos nomes de Daniel Day-Lewis, Benicio Del Toro e Gael Garcia Bernal para o papel de protagonista, e o produtor italiano Checchi Gori chegou mesmo a colocar Scorsese em tribunal por quebra de contrato, mas agora, com o financiamento garantido, o projeto vai mesmo avançar.
A próxima longa-metragem de Scorsese é "The Wolf of The Street", a história de um escândalo financeiro com Leonardo DiCaprio, Matthey McConaughey e Jonah Hill, com estreia nos EUA marcada para 15 de Novembro.