Cartaz de cinema

Redes sociais e imprensa norte-america levam canal Sky a suspender episódio de "Urban Myths"

Publicado em 14 Jan. 2017 às 13:16, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Cancelamentos, Bastidores)

Redes sociais e imprensa norte-america levam canal Sky a suspender episódio de "Urban Myths"

O canal britânico Sky decidiu cancelar a emissão do episódio da minissérie de humor "Urban Myths" onde Joseph Fiennes interpretava o falecido cantor Michael Jackson.

A decisão surge após uma vaga de mensagens negativas nas redes sociais e em alguns meios norte-americanos. Os que expressaram o seu descontentamento insurgiram-se contra o facto de ter sido escolhido um ator branco para interpretar uma personagem de origem africana.

Há um ano, numa entrevista ao Entertainment Tonight, Joseph Fiennes enfrentou as primeiras manifestações de repúdio pela sua escolha para o papel dizendo compreender o choque, mas lembrando que, ao longo dos anos, Jackson sofreu uma alteração na pigmentação da sua pele - "provavelmente estava mais perto da minha cor [de pele] do que da sua cor original" concluiu.

Agora, tudo se precipitou quando foi apresentado o primeiro trailer com imagens de Fiennes como Michael Jackson.

A publicação The Root, dedicada à comunidade afroamericana qualificou-as como "horrendas", e a filha do cantor, Paris Jackson, disse no Twitter que se sentia "ofendida".

Numa declaração pública a Sky justificou a suspensão afirmando:

"Tomámos a decisão de não transmitir o episódio 'Elizabeth, Michael e Marlon', da série 'Urban Myths' da Sky Arts, à luz das preocupações expressadas pela família imediata de Michael Jackson. Apenas nos propusemos a lançar um olhar ligeiro sobre relatos de acontecimentos e nunca pretendemos provocar qualquer ofensa. Joseph Fiennes apoia plenamente a nossa decisão."