Publicado em 27 Mar. 2013 às 17:58, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)
Pressões e processos judiciais por parte da associação portuguesa de comércio do audiovisual levaram ao encerramento dos maiores sites portugueses de partilha de filmes e programas de televisão.
Ao longo do dia de hoje, a ACAPOR tem vindo a anunciar o encerramento de sites de partilha de ficheiros que se dedicavam essencialmente a divulgar cópias de filmes e séries de televisão recentes.
O grupo que representa os interesses de comerciantes de obras culturais, de audiovisual e entretenimento afirma que as pressões e processos judiciais que apresentou no Tribunal de Propriedade Intelectual puseram fim a sites e foruns que estavam em atividade há vários anos - em alguns casos desde 2007 - e que geravam grande volume de tráfego.
Informação publicada no site da ACAPOR refere o exemplo do fórum PDC Links, com sete anos de existência, que tinha mais de 230.000 membros e disponibilizava 50.000 obras, entre filmes, álbuns, software e videojogos.
Ao contrário do que sucedeu noutras ocasiões, desta vez a ACAPOR conseguiu identificar os administradores dos sites, apresentar queixa contra pessoas concretas e ameaçar com pedidos de indemnização que, num dos casos referidos, rondou os 80 mil euros.