Cartaz de cinema

"Paris Polícia 1900": estreia a 27 de junho na RTP2

Publicado em 26 Jun. 2021 às 12:09, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Paris Polícia 1900": estreia a 27 de junho na RTP2

Intriga política e policial em oito episódios, combina assassinatos, chantagens, motins e conspirações, numa trama inspirada em factos históricos que decorre na capital francesa durante a passagem para o século XX.

Na Paris de 1899, o presidente da república, Félix Faure, acaba de morrer na cama da sua amante. Entre o caso Dreyfus, a propaganda verrinosa das ligas nacionalistas e antissemitas, e a ameaça anarquista, o país está exausto e o regime parece enfraquecer a cada dia.

É neste cenário que o antigo prefeito Louis Lépine é convidado a deixar a sua reforma para restaurar a ordem em Paris com a máxima urgência.

Como se estes problemas não fossem suficientes, o cadáver de uma mulher é descoberto numa mala a flutuar no Sena. O ambicioso detetive Antoine Jouin e a jovem advogada Jeanne Chauvin vão estar no centro da complexa investigação que também desperta o interesse do corrupto inspetor Joseph Fiersi. Meg Steinheil, a cortesã acusada de matar o presidente, de coração frágil, durante o sexo, é recrutada por Fiersi como informante.

Em plena Belle Époque, crime e pecado misturam-se com opulência, intolerância e puritanismo. As personagens cruzam-se, enfrentam assassinatos, chantagens, motins, conspirações e golpes e unem forças para salvar a França.

Personagens principais

Antoine Jouin (Jérémie Laheurte)

Paris Police 1900

O órfão tornou-se um jovem inspetor ambicioso e completo, com uma retidão moral que, por vezes, se aproxima da ingenuidade. Gradualmente, terá de aprender a contentar-se com uma verdade parcial e a sacrificar os seus princípios fundamentais.

Marguerite Steinheil (Évelyne Brochu)

Marguerite Steinheil (Évelyne Brochu)

Amante do presidente Félix Faure, que morreu "nos seus braços", encontra-se sem um protetor, presa a um casamento infeliz com um pintor fracassado, precisa de uma nova fonte de rendimento para criar a sua filha. Não perde tempo a tornar-se informante do comissário Puybaraud que lhe deu a missão de se infiltrar na família Guérin, figura importante nas ligas nacionalistas.

Louis Lépine (Marc Barbé)

Louis Lépine (Marc Barbé)

Enquanto Dreyfus está prestes a ser julgado novamente e a agitação nas ruas aumenta, Lépine é chamado de volta ao cargo de chefe da Prefeitura de Paris. Movido por uma visão moderna da polícia, apoiada nos primeiros usos de princípios científicos, concorda em regressar para defender a República que sabe estar ameaçada. Carismático e intocável, tem um ponto fraco: o vício da sua esposa em morfina.

Marie Dulac, Madame Lépine (Valérie Dashwood)

Marie Dulac, Madame Lépine (Valérie Dashwood)

Esposa elegante e discreta, Madame Lépine não tem outra escolha a não ser aceitar o regresso a Paris ao lado do marido, mais inclinada a prezar a República do que ela mesma.

Jeanne Chauvin (Eugénie Derouand)

Paris Police 1900

Foi a primeira mulher na França a comparecer no Tribunal de Apelações de Paris para prestar juramento. Mas a lei não permite que as mulheres exerçam essa profissão. Ela é, portanto, assistente do Mestre Weidmann. Durante um caso, conhece o Inspetor Jouin. Irá ajudá-lo na investigação criminal, defendendo a sua própria visão do caso.

Joseph Fiersi (Thibaut Evrard)

Paris Police 1900

Aplica no terreno as tramas engendradas pelo seu mestre, o comissário Puybaraud. Violento por natureza, parece ter esquecido qualquer noção de justiça desde integrou um sistema corrupto do qual conhece bem as entranhas e os vícios. Encontra descanso apenas junto dos filhos e da esposa.

Comissário Puybaraud (Patrick D'Assumçao)

Paris Police 1900

O chefe autoritário da Sûreté de Paris esconde um personagem diabólico, disposto a tudo para tomar o lugar do prefeito Lépine.

Jules Guérin (Hubert Delattre)

Paris Police 1900

Jornalista e conspirador, dirige o infame jornal "O Antijudeu" e está determinado a fazer cair a República.

 

"Paris Polícia 1900" estreia domingo, 27 de junho, às 22h00, na RTP2. Para mais informações consulte a página de estreias TV.