Publicado em 26 Jan. 2014 às 14:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)
A estreia da atriz na produção nomeada para nove Oscars foi vista por familiares e amigos, no Quénia.
O novo cinema de Kisumo, encheu-se para ver a estreante nomeada para os Oscars Lupita Ngong'o no filme "12 Anos Escravo".
Na terceira maior cidade do Quénia, o antigo ministro e agora senador Anyang Nyong'o e a mulher Dorothy puderam ver a filha no papel de uma escrava numa plantação de algodão dos Estados Unidos durante o século XIX, um desempenho que a colocou em lugar de destaque na temporada norte-americana de prémios de cinema.
Em declarações ao jornal queniano Standard, o senador Nyong'o lembrou o papel histórico do continente: "África deu bastante ao mundo em sangue e suor e continua a sofrer, nos dias de hoje". A mãe de Lupita declarou-se orgulhosa da filha: " Estou muito orgulhosa da Lupita por ter elevado tão alto o nome do nosso país."
"12 Anos Escravo" é a adaptação ao cinema das memórias de Solomon Snorthup, um afro-americano livre, raptado no norte dos Estados Unidos em 1841 e mantido como escravo durante 12 anos numa plantação de algodão do Louisiana.
O filme está nomeado para nove Oscars da academia dos EUA, incluindo uma nomeação para Lupita Nyong'o na categoria de melhor atriz secundária.
"12 Anos Escravo" (12 Years a Slave) já está em exibição nos cinema portugueses.