Publicado em 3 Mar. 2014 às 05:33, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Oscars)
Humor morno, poucas surpresas e cerimónia com direito a pizza no ano que consagrou "12 Anos Escravo" e "Gravidade".
O Dolby Theatre foi palco, esta madrugada, da aclamação de "12 Anos Escravo" como o vencedor da 86ª edição dos Oscars. Uma vitória em parte ofuscada pelas sete estatuetas arrecadadas por "Gravidade", o filme mais oscarizado de 2014.
Numa noite sem grandes surpresas, a maior deceção terá sido mesmo na categoria de Melhor Documentário, com "A Dois Passos do Estrelato" (estreia em Portugal a 10 de abril) a derrotar o muito favorito "O Acto de Matar".
A Academia premiou Alfonso Cuarón como Melhor Realizador por "Gravidade", enquanto Matthew McConaughey e Jared Leto foram considerados, respetivamente, Melhor Ator e Ator Secundário por "O Clube de Dallas".
Nas interpretações femininas, Cate Blanchett foi eleita Melhor Atriz por "Blue Jasmine", e a estreante Lupita Nyong'o, recebeu o Oscar das secundárias por "12 Anos Escravo".
Em termos de espetáculo, o desempenho de Ellen DeGeneres como anfitriã saldou-se num desempenho modesto e conservador: várias alterações de guarda-roupa, uma ou outra farpa aos artistas nomeados e a total ausência de abordagem a temas polémicos.
A cerimónia teve, contudo, alguns momentos inspirados de televisão: a interpretação de Pharrell Williams à canção nomeada "Happy"; uma homenagem aos 75 anos de "O Feiticeiro de Oz" com o tema "Somewhere Over the Rainbow" interpretado por Pink, o momento em que as estrelas nomeadas mataram a fome com uma pizza e a selfie de Ellen DeGeneres já considerado como o tweet mais popular de todos os tempos:
A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.