Cartaz de cinema

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (12 de maio 2022)

Publicado em 11 Mai. 2022 às 20:50, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Os filmes da semana: estreias nas salas de cinema (12 de maio 2022)

Novidades em cartaz nas salas portuguesas a partir de quinta-feira, 12 de maio 2022.

Quando o andróide Yang tem uma avaria, Jake procura uma forma de o reparar. No processo, Jake descobre a vida que tem passado à sua frente e recupera a relação com a mulher e a filha, dando conta de uma distância que não sabia existir.

A Vida Depois de Yang

A Vida Depois de Yang After Yang

2022 | Drama, Ficção Científica | 96 min

Com Colin Farrell, Jodie Turner-Smith, Malea Emma Tjandrawidjaja

Realização Kogonada

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Comícios de Amor (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) / Comizi d'amore (1965)

Pasolini veste o uniforme de cineasta de guerrilha, saindo à rua de microfone na mão, para falar de sexo com os seus compatriotas.

Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com "Comizi d"amore" um exemplo notável do que se chamava na época "cinema-verdade". Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60.

Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.

Comícios de Amor (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini)

Comícios de Amor (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) Comizi d'amore

1965 | Documentário | 88 min

Com Pier Paolo Pasolini, Lello Bersani, Alberto Moravia

Realização Pier Paolo Pasolini

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Risi Film

Ver trailer


Crime em Hollywood / Last Looks (2021)

Um antigo polícia caído em desgraça procura consolo mudando-se para os bosques, mas a sua vida calma chega ao fim quando um detective privado o contrata para investigar o assassinato da mulher de uma excêntrica estrela de televisão.

Crime em Hollywood

Crime em Hollywood Last Looks

2021 | Ação, Crime, Thriller | 110 min

Com Charlie Hunnam, Mel Gibson, Eiza González

Realização Tim Kirkby

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Downton Abbey: Uma Nova Era / Downton Abbey: A New Era (2021)

Estamos em 1928. A família e os empregados de Downton Abbey assistem ao casamento de Tom Branson com Miss Lucy Smith.

Lord Grantham partilha a notícia de que o advogado da família irá visitar Downton a pedido da Condessa Viúva e que toda a família deve estar presente. Violet herdou uma villa no Sul de França e quer deixá-la a Lady Sybil e à filha de Branson, Sybbie, no seu testamento. 

Com as razões para o falecido Marquês de Montmirail ter deixado um presente tão generoso ainda no ar, Lord Grantham recebe uma interessante chamada telefónica.

O Sr. Barber, um realizador de cinema, quer rodar o seu último filme mudo, "The Gambler", em Downton Abbey. Robert pensa que é uma ideia grotesca, mas a generosa oferta financeira e uma rápida visita aos sótãos e ao telhado necessitados de obras fazem-no mudar de ideias.

Enquanto a equipa e as estrelas de cinema se preparam para invadir Downton Abbey, a família planeia para escapar ao caos iminente e aproveitar a oportunidade para visitar a villa no Sul de França...

Downton Abbey: Uma Nova Era

Downton Abbey: Uma Nova Era Downton Abbey: A New Era

2021 | Drama | 96 min

Com Hugh Bonneville, Michelle Dockery, Robert James-Collier

Realização Simon Curtis

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Cinemundo

Ver trailer


Lingui - Os Laços Sagrados / Lingui (2021)

Nos subúrbios de N'djaména, no Chade, Amina mora sozinha com Maria, a sua filha de 15 anos. O seu mundo já frágil desmorona no dia em que descobre que a filha está grávida. A adolescente não quer avançar com a gravidez. Num país onde o aborto não é apenas condenado pela religião, mas também pela lei, Amina vê-se diante de uma luta que parece perdida...

Seleção oficial do Festival de Cannes 2021, em competição.

Lingui - Os Laços Sagrados

Lingui - Os Laços Sagrados Lingui

2021 | Drama | 87 min

Com Achouackh Abakar Souleymane, Rihane Khalil Alio, Youssouf Djaoro

Realização Mahamat-Saleh Haroun

Class. etária M/14

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Leopardo Filmes

Ver trailer


Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto / N'Effacez Pas Nos Traces! Dominique Grange, une Chanteuse Engagée (2022)

Documentário sobre Dominique Grange onde a cantora e compositora fala do seu percurso e das suas lutas políticas. Uma viagem no tempo, estruturada por imagens de arquivo - fílmico, sonoro, artigos de jornal animados e pelas suas canções. Aos poucos, a história pessoal e familiar dá lugar à memória coletiva, graças aos desenhos de Tardi.

Seguindo Dominique Grange descobrem-se os lugares eas personagens que a acompanharam. Sempre a mesma mulher e o mesmo temperamento rebelde. A miúda que cantava nas fábricas ocupadas no Maio de 68 não é umaheroína, apenas uma resistente que recusa compromissos e rendições. Ao mesmo tempo, em estúdio, Dominique grava com o grupo Accordzéâm, 50 anos depois, um livro-disco: "Chancun de vous est concerné". Por vezes ensaia em casa, perto de Tardi e dos filhos, adotados no Chile.

A última parte do filme é repleta de encontros que permitem relacionar as diferentes causas pelas quais Dominique militou e continua a militar. Para terminar, Dominique faz alusão aos grandes movimentos revolucionários, de 1789 à Comuna de Paris. Descreve-os como "rios subterrâneos" que ressurgem para irrigar as lutas de hoje e de amanhã, como fora irrigado o Maio de 68.

Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto

Não Apaguem os Nossos Rastos! Dominique Grange, Uma Cantora de Protesto N'Effacez Pas Nos Traces! Dominique Grange, une Chanteuse Engagée

2022 | Documentário | 96 min

Realização Pedro Fidalgo

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Ver trailer


Olga (2021)

Uma jovem ginasta ucraniana de 15 anos, exilada na Suíça, trabalha para garantir o seu lugar no Centro Nacional de Desporto do país. Quando a revolta Euromaidan eclode na Ucrânia e a sua mãe é espancada e detida pelas autoridades, o coração e a razão de Olga dividem-se entre o amor e a conquista do sonho de uma vida.

Olga

Olga

2021 | Drama | 90 min

Com Thea Brogli, Nastya Budiashkina, Sabrina Rubtsova

Realização Elie Grappe

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Outsider Films

Ver trailer


Sita - A vida e o tempo de Sita Valles (2022)

Sita Valles viveu 26 anos. Nasceu em Angola em 1951 e ali morreu em circunstâncias misteriosas em 1977. Estudou Medicina em Lisboa e foi uma dirigente estudantil carismática e militante do PCP.

No Verão de 1975 decide voltar a Angola, que considerava o seu país, ligando-se a um grupo de pessoas - mais tarde apelidados de fraccionistas - que questionavam a linha ideológica do MPLA.

Acusada de ser uma das cabecilhas da alegada tentativa de golpe de estado de 27 maio de 77, Sita é perseguida e presa. Rumores indiciam que foi torturada e morreu frente a um pelotão de fuzilamento.

Nos dois anos que se seguiram, mais de trinta mil pessoas tiveram o mesmo fim, ou passaram anos em cadeias e campos de concentração. Testemunhos dos sobreviventes, guiam a possível reconstituição da vida e do tempo de Sita Valles, vida que terminou num episódio traumático, de uma violência absurda, e há muito silenciado.

Sita - A vida e o tempo de Sita Valles

Sita - A vida e o tempo de Sita Valles

2022 | Documentário | 167 min

Realização Margarida Cardoso

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Midas Filmes

Ver trailer


Um Filme em Forma de Assim (2022)

Organizado como um sonho, estruturado como um musical e com textos, tanto ditos como cantados, que conduzem a situações inesperadas, caóticas e emocionantes.

Inspirado na obra literária de Alexandre O'Neill.

Um Filme em Forma de Assim

Um Filme em Forma de Assim

2022 | 111 min

Com Pedro Lacerda, Inês Castel-Branco, Cláudio da Silva

Realização João Botelho

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor NOS Audiovisuais

Ver trailer


Vaca / Cow (2022)

Um retrato íntimo da vida de uma vaca leiteira. O filme destaca a beleza e os desafios que as vacas enfrentam, e o grande serviço que prestam.

Vaca

Vaca Cow

2022 | Documentário | 93 min

Com Lin Gallagher

Realização Andrea Arnold

Class. etária M/12

Estreia em Portugal 12 Mai. 2022

Distribuidor Alambique

Ver trailer

Bons filmes!

Para informações sobre os cinemas onde cada filme está a ser exibido e horários das sessões, consulte o cartaz de cinema do filmSPOT.