Publicado em 4 Mar. 2013 às 21:14, por Marco Almeida, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)
O polémico site Pirate Bay afirma que aceitou o convite da Coreia do Norte para operar a partir daquele país.
Um dos alvos preferidos dos estúdios de cinema norte-americanos na luta contra a descarga ilegal de filmes afirmou hoje num comunicado à imprensa que vai mudar de ares.
Após perder diversos apoios, o site acabou expulso da Suécia e moveu os servidores para a Espanha e Noruega. O sossego durou pouco tempo e grupos de defesa dos direitos de autor tradicionais forçaram novamente a saída do grupo que defende a livre partilha de ficheiros através da Internet.
Agora, os responsáveis do Pirate Bay dizem que aceitaram o convite da mais improvável das origens. Segundo eles, a partir de hoje o tráfego do site passa pela... Coreia do Norte.
O mais fechado dos países, o regime mais brutal e controlador de que há conhecimento terá oferecido asilo aos que desafiam as grandes corporações norte-americanas.
Este é o cenário que nos é apresentado, mas não existem certezas de que seja real.
Fizemos uma busca simples e rápida que mostra o caminho entre o ponto de acesso à internet onde estamos e o endereço para o qual corre o comando. Neste caso corremos o traceroute para thepiratebay.se e o último IP do caminho está na Coreia do Norte como pode ver nesta ligação.
No entanto, há quem afirme tratar-se de uma manobra de diversão e que não é possível afirmar que The Pirate Bay esteja neste momento a operar a partir de Pyongyang.