Cartaz de cinema

Novo trailer de "Candyman": Jordan Peele e Nia DaCosta revisitam o mito do terror

Publicado em 24 Jun. 2021 às 23:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers)

Novo trailer de "Candyman": Jordan Peele e Nia DaCosta revisitam o mito do terror

Foi dado a conhecer o segundo trailer de "Candyman", versão contemporânea do arrepiante mito que chega aos cinemas a 26 de agosto, com argumento e produção de Jordan Peele (dirigiu "Foge" e "Nós" e foi premiado com um Oscar) e realizado por Nia DaCosta (Little Woods). O protagonista é Yahya Abdul-Mateen II (nomeado para o Emmy de Melhor Ator Secundário pela minissérie "Watchman").

"Candyman" baseia-se num mito urbano norte-americano sobre um assassino sobrenatural com um gancho na mão, invocado sempre que alguém diga o seu nome cinco vezes diante de um espelho.

Esta personagem, assassino implacável e entidade sobrenatural vingativa, aparece referenciada pela primeira vez no conto "The Forbidden", do escritor e realizador britânico Clive Barker, publicado em 1985 e adaptado para cinema em 1992 por Bernard Rose. O filme superou as expetativas, ao combinar uma história de horror com mitos urbanos e injustiças sociais nas comunidades negras de Chicago.

Desde que os moradores se lembram, os conjuntos habitacionais no bairro Cabrini Green em Chicago foram aterrorizados por essa  história fantasmagórica. Atualmente, uma década após a demolição da última das torres do Cabrini, o artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) e a sua namorada, a diretora de galeria Brianna Cartwright (Teyonah Parris), mudam-se para um condomínio de luxo no gentrificado bairro Cabrini, irreconhecível e agora habitado por millennials em ascensão. Quando Anthony conhece a história do Candyman, este começa a inspirar a sua arte o que oferece ao personagem da mão em forma de gancho a oportunidade de voltar ao nosso mundo.

Peel considera que o filme mantém o contexto social da versão anterior, "um marco para a representação negra no género do terror", ao explorar tópicos como o racismo, os linchamentos e a desigualdade de classes, numa narrativa onde o sobrenatural se cruza com mitos urbanos e comentário político.

"Candyman" estreia a 26 de agosto nas salas de cinema.