Publicado em 27 Nov. 2013 às 10:25, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Celebridades, Bastidores)
Uma acusação de fraude e abuso de confiança a duas ex-assistentes revela um novo segredo da apresentadora de programas de televisão.
Nigella Lawson, apresentadora britânica de programas de culinária e autora de diversos livros sobre o tema, enfrenta um novo escândalo quando, durante um julgamento, foram feitas alegações de que era uma consumidora diária de drogas.
Segundo os advogados de defesa de duas antigas funcionárias, Nigella usava cocaína e outras substâncias de uma categoria que no Reino Unido engloba as anfetaminas e a canábis. Além disso, consumia regularmente medicamentos sujeitos a receita médica.
As irmãs italianas, Francesca e Elisabetta Grillo, são acusadas de fraude e grave abuso de confiança num valor superior a 300 mil libras (358 mil euros) durante os anos em que trabalharam como assistentes do então casal Nigella Lawson e Charles Saatchi. O dinheiro terá sido usado em bens de luxo, essencialmente roupas e viagens de avião em primeira classe.
Terça-feira, o juíz do tribunal londrino de Islecourt, decidiu aceitar documentos e alegações efetuadas antes do início do julgamento. A decisão surge após ter vindo a público um e-mail do Sr. Saatchi dirigido à ex-mulher onde este parece inocentar as antigas funcionárias quando afirma: "Claro, agora as irmãs Grillo vão ganhar o caso com base no facto de tu estares perturbada pelo uso de drogas e as deixares gastar o que quisessem... e sim, acredito plenamente nas palavras delas."
A divulgação destes dados surge após o pedido feito ao tribunal a 15 de novembro pelo advogado de Elisabetta Grillo. Nele, solicitava-se que fosse retirada credibilidade a Nigella Lawson como testemunha de acusação com base no uso descontrolado de drogas.
"É um assunto de extrema relevância para a defesa" lê-se na petição submetida pelo advogado Anthony Metzer que, mais à frente, acrescenta: "Lawson não queria que ele [o marido] soubesse do uso de drogas, em particular da cocaína. Como as rés tinham perfeito conhecimento problema, ela concordou com os gastos supondo que, dessa forma, o seu segredo não seria revelado".
A acusação desvaloriza estas alegações por considerar que surgem demasiado tarde e que contrariam uma confissão feita anteriormente. As irmãs Grillo foram presas a 2 de agosto e, em setembro, escreveram uma carta aos antigos patrões onde mostraram arrependimento pelo sucedido e pediam perdão às duas pessoas que viam "como se fossem família".
O julgamento ainda prossegue.
Nigella Lawson e Charles Saatchi divorciaram-se durante o verão na sequência de uma discussão pública num restaurante, em Londres. Na altura, foram publicadas várias fotografias de Saatchi com uma das mãos na garganta de Nigella.
Neste momento, a apresentadora está a gravar a versão britânica de "The Taste", um novo concurso de culinária do Channel 4 onde é jurada ao lado de Anthony Bourdain e Ludo Lefebvre.