Publicado em 11 Jan. 2025 às 11:44, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Elenco)
A longa-metragem, adaptada do livro de Giuliano da Empoli, mergulha na Rússia dos anos 1990, marcada pelo caos pós-soviético, onde a política se torna um espetáculo manipulador.
Jude Law vai ser um Vladimir Putin no início da sua carreira política na longa-metragem "The Wizard of the Kremlin" (O Feiticeiro do Kremlin) do realizador francês Olivier Assayas, adaptação do livro homónimo de Giuliano da Empoli.
"The Wizard of the Kremlin" situa-se nos anos 1990, na Rússia após o colapso da União Soviética, um período marcado por promessas de liberdade, caos e corrupção. Vadim Baranov, um artista que se torna produtor de televisão, acaba por ser recrutado como mentor e relações-públicas de um antigo elemento do FSB (antigo-KGB, serviços secretos soviéticos), Vladimir Putin. A narrativa explora como Baranov manipula a sociedade russa, transformando a política num gigantesco reality show.
Paul Dano, conhecido pelos papéis em filmes como "Haverá Sangue" e "O Batman", assume o papel de Baranov.
Alicia Vikander, Zach Galifianakis e Tom Sturridge completam o elenco.
Jude Law, que trabalhou recentemente com Alicia Vikander no drama histórico "O Jogo da Rainha", de Karim Aïnouz, descreve a tarefa de interpretar Putin como "um Everest por escalar".
O projeto foi escrito a meias por Assayas e Emmanuel Carrère, que viu o seu romance "Limonov" adaptado por Kirill Serebrennikov num filme que estreou na seleção oficial de Cannes em 2024.
Será o terceiro trabalho em que Assayas aborda figuras reais que operaram nas margens do poder, depois de "Carlos", onde Edgar Ramirez foi o papel do terrorista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, ou, mais recentemente, "Wasp Network", com Penélope Cruz e Ramirez no papel de espiões cubanos infiltrados na comunidade anti-Castro em Miami.
Assayas também está a desenvolver "Idol's Eye", um thriller sobre um ladrão que, sem saber, rouba um diamante ao chefe da máfia de Chicago.