Publicado em 13 Jun. 2023 às 09:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Indústria cinematográfica)
A associação de jornalistas que geria a cerimónia de prémios vendeu os direitos à Dick Clark Productions e prepara-se para pôr fim à sua atividade.
Os Globos de Ouro da Hollywood Foreign Press Association (HFPA) foram vendidos à Dick Clark Productions que tenciona explorar comercialmente a marca e expandir a sua atividade a nível global.
De acordo com um comunicado, desta transacção resulta a dissolução da HFPA. As receitas da venda, bem como os recursos existentes da HFPA, serão transferidos para uma nova Golden Globe Foundation, que dará continuidade ao legado histórico da HFPA em matéria de doações para fins beneficentes relacionadas com o entretenimento, afirma o mesmo documento.
A 81.ª edição dos Globos de Ouro está agendada para domingo, 7 de janeiro de 2024.
Criados em 1943 por uma organização de jornalistas não americanos sediados em Hollywood, os Globos de Ouro têm estado envoltos em controvérsia desde que uma investigação do Los Angeles Times em 2021 revelou profundas faltas de diversidade e falhas de ética. O escândalo levou mesmo a rede de televisão NBC a rescindir o contrato para a transmissão em direto da cerimónia, em 2022.
A HFPA acabou por reagir com o aumento e diversificação do número de membros votantes, alterações substanciais nas regras e novas políticas de ética.
A Dick Clark Productions, uma das maiores empresas mundiais de programas televisivos de entretenimento em direto, integra a Penske Media, o grupo proprietário, entre muitos outros, dos três grandes meios de comunicação dedicados à indústria do entretenimento dos Estados Unidos: Variety, The Hollywood Reporter e Deadline.