Cartaz de cinema

Filme croata "Safe Place" vence o 20.º IndieLisboa

Publicado em 7 Mai. 2023 às 10:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Filme croata "Safe Place" vence o 20.º IndieLisboa

João Canijo e Catarina Moura triunfaram nas competições portugueses.

O realizador croata Juraj Lerotić venceu o Grande Prémio de Longa Metragem com "Safe Place", um filme autobiográfico que parte de uma tentativa de suicídio para explorar as suas consequências na vida de uma família. "Le Barrage", de Ali Cherri, recebeu o Prémio Especial do Júri.

Nas competições reservadas ao cinema portugês, "Mal Viver/Viver Mal", que reúne as histórias das proprietárias e dos hóspedes de um hotel decadente em Ofir, realizado por João Canijo, venceu o Prémio para Melhor Longa Metragem, enquanto o Prémio Melhor Realização foi Catarina Mourão, por "Astrakan 79", documentário sobre as memórias de um homem, filho de militantes comunistas, que viveu na União Soviética em finais dos anos 70.

Nas curtas nacionais, foram premiados "Dildotectónica", de Tomás Paula Marques, e "Dias de Cama", de Tatiana Ramos, ficou com o Prémio Novo Talento.

"Suddenly TV", de Roopa Gogineni, venceu o Grande Prémio de Curta-Metragem da competição internacional e "Hotel Kalura", de Sophie Koko Gate, o Prémio de Melhor Curta de Animação.

"Trenque Lauquen", de Laura Citarella, triunfou entre as longas-metragens da secção Silvestre. "A minha raiva é underground", de Francisca Antunes, levou o prémio da secção Novíssimos dedicada a novos cineastas.

A comemorar o 20.º aniversário, o IndieLisboa, começou a 27 de abril com sessões repartidas entre o Cinema São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca Portuguesa, e as salas do Cinema Ideal e Cinema Fernando Lopes. O festival termina este domingo com a exibição de "The Adults", de Dustin Guy Defa.

O palmarés completo pode ser consultado no site do festival.

Os premiados estarão em exibição no Cinema Ideal, em Lisboa, entre segunda e quarta-feira.