Cartaz de cinema

Doclisboa desvenda primeiros títulos da edição 2021

Publicado em 29 Jul. 2021 às 10:02, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Doclisboa desvenda primeiros títulos da edição 2021

O festival de cinema documental regressa às salas lisboetas em outubro.

O Doclisboa desvendou esta quinta-feira alguns dos títulos confirmados para a próxima edição do festival: 9 filmes que integram a secção Da Terra à Lua, que apresenta um conjunto de olhares críticos sobre o mundo, e 9 filmes do Heart Beat que trazem um olhar aproximado sobre o universo artístico.

Em outubro, o israelita Avi Mograbi, um dos mais importantes cineastas do cinema documental da actualidade, estará em Lisboa para apresentar o seu novo trabalho. "The First 54 Years – An Abbreviated Manual for Military Occupation" é um filme que, através dos testemunhos de antigos soldados presentes na ocupação do território palestiniano, constrói uma sátira sobre os mecanismos de opressão no conflito israelo-palestiniano que se estende há 54 anos.

As questões políticas e territoriais estão também presentes no novo filme dos cineastas brasileiros Carolina Canguçu, Roberto Romero, Sueli e Isael Maxakali, "Nūhū Yãg Mū Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!". Galardoado com o prémio principal da Competição Internacional do festival Sheffield Doc/Fest 2021, é um manifesto que, através do registo das práticas e rituais etnográficos, procura compor uma cartografia visual do espaço físico, histórico e mitológico do território, enquanto denuncia a acção política governamental que os tenta silenciar.

Ainda do Brasil, Paloma Rocha e Luís Abramo voltam a integrar o festival com a estreia internacional de "Tentehar - Arquitetura do Sensível", filme que parte das eleições presidenciais brasileiras de 2018 para investigar e debater a identidade do país.

O cineasta norte-americano Theo Anthony, realizador do aclamado "Rat Film", é mais um dos nomes confirmados no festival, com o mais recente "All Light, Everywhere", assim como o conterrâneo Bill Morrison que regressa ao Doclisboa com "The Village Detective: a song cycle".

A vida do último líder soviético surge em "Gorbachev. Heaven", realizado por Vitaly Mansky, a espionagem cubana nos anos 90 em "Castro"s Spies", de Ollie Aslin e Gary Lennon, o modelo pós-socialista e as crescentes forças económicas capitalistas em "Factory to the Workers", do croata Srđan Kovačević, e as questões políticas e cívicas prementes na vida dos cidadãos georgianos em "Sunny", de Keti Machavariani, títulos que completam a lista dos primeiros títulos confirmados para a secção Da Terra à Lua.

No Heart Beat, a dança, música, artes visuais, artes performativas e o desporto voltam a estar representados. O provocador "Lydia Lunch - The War is Never Over" é uma das novidades desta edição. Realizado por Beth B em 2019, o filme documenta a vida da cantora, poeta e actriz norte-americana, cruzando imagens de arquivo, fotografias, performances e entrevistas.

Em "For Lucio", de Pietro Marcello, viaja-se até ao imaginário poético e irreverente de Lucio Dalla, num tributo à figura  da música italiana cujas composições e letras reverberam as várias transformações sociais que atravessaram o país nas décadas após a Segunda Guerra Mundial.

Em estreia mundial, o Doclisboa apresenta a "Trilogia de Narodnaya" (Narodnaya, After Narodnaya e Comet), de Vadim Kostrov. Três filmes que documentam a criação de uma galeria sazonal numa pequena localidade industrial russa que rapidamente se transforma num importante pólo de cultura underground onde diversos artistas urbanos e músicos ali se unem impulsionados pela liberdade de espírito.

Do mundo das artes performativas, o festival apresenta "Gallant Indies", de Philippe Béziat, sobre um grupo de dançarinos que prepara a adaptação contemporânea da obra-prima barroca que dá título ao filme e que cruza diferentes danças urbanas com o canto lírico para invadir a Ópera da Bastilha em Paris, e "Firestarter - The Story of Bangarra", filme de Nel Minchin e Wayne Blair sobre a companhia de dança australiana aborígene que marca a história do movimento da luta pelos direitos dos aborígenes e contra as discriminações raciais.

"High Maintenance: The Life and Work of Dani Karavan" é realizado por Barak Heymann e apresenta um olhar enternecedor sobre a vida e legado do escultor israelita Dani Karavan que nos prende com a sagacidade e forma de estar incansável do artista reconhecido mundialmente que nos deixou em maio deste ano.

Destaque ainda para a estreia mundial do novo filme de André Valentim Almeida, "Famille FC", que acompanha a rotina do associativismo desportivo organizado pelos emigrantes portugueses que residem em Île-de-France.

O Doclisboa regressa às salas lisboetas de 21 a 31 de outubro.