Cartaz de cinema

10 filmes para ver no DocLisboa 2021

Publicado em 20 Out. 2021 às 09:22, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

10 filmes para ver no DocLisboa 2021

Uma lista de ideias escolhidas entre as secções paralelas e não competitivas do festival que começa esta semana.

O DocLisboa começa esta quinta-feira, com sessões e eventos repartidos entre a Culturgest, as salas do São Jorge, Ideal, Cinema City Campo Pequeno e Cinemateca Portuguesa, e o Museu do Oriente. Entre as centenas de filmes da programação deixamos dez sugestões recolhidas nas secções não competitivas. Um pequeno ponto de partida para explorar a diversidade de linguagens e as múltiplas formas de pensar e realizar o cinema documental.

Para mais detalhes e consulta dos horários das sessões, aconselhamos a visita ao site do festival.

Jane by Charlotte

Charlotte Gainsbourg

2021, França, 89 min

Com o estremecimento do tempo a passar, Charlotte Gainsbourg começou a olhar para a mãe, Jane Birkin, de forma inaudita, ambas ultrapassando uma reserva partilhada. Pela lente da câmara, expõem-se uma à outra e dão espaço a uma relação entre mãe e filha.

The Story of Looking

Mark Cousins

2021, Reino Unido, 90 min

Mark Cousins prepara-se para uma cirurgia que lhe devolva a visão e analisa o papel que a experiência visual desempenha na vida individual e colectiva, estando no cerne da experiência, empatia, descoberta e pensamento humanos.

Becoming Cousteau

Liz Garbus

2021, EUA, 94 min

Um olhar sobre a vida, as paixões, as conquistas e as tragédias em torno de Jacques Cousteau, explorador e ambientalista famoso, incluindo um arquivo do seu material recentemente restaurado.

The Village Detective: a song cycle

Bill Morrison

2021, EUA, 81 min

Em julho de 2016, foram encontradas quatro bobinas do filme soviético de 1969 "Derevensky Detektiv", protagonizado por Mikhail Zharov (1899-1981), na rede de um barco de arrasto no Oceano Atlântico, a 20 milhas da costa islandesa. O material recuperado é entrelaçado com excertos da extensa filmografia de Zharov de modo a formar um ciclo de canções, reflectindo sobre a forma como avida, a história e a arte se cruzam e perduram em celuloide.

O Bom Cinema

Eugenio Puppo

2021, Brasil, 82 min

A história do surgimento do Cinema Marginal Brasileiro, começando pela criação da primeira escola de cinema em São Paulo e misturando as memórias de Carlos Reichenbach, as ideias de Rogério Sganzerla e a produção de Boca do Lixo no final dos anos 1960.

a-ha The Movie

Aslaug Holm, Thomas Robsahm

2021, Noruega, Alemanha, 109 min

Os a-ha são a única banda pop norueguesa internacional e Take On Me continua a ser uma das canções mais tocadas do último milénio. O filme acompanha a banda ao longo de quatro anos, contando a sua história e retratando as suas dinâmicas criativas e pessoais.

Kinorama – Beyond the Walls of the Real

Edgar Pêra

2021, Portugal, 62 min

Filme autor-reflexivo, resultado de uma década de investigação no formato estereoscópico, capítulo final do filme-dissertação de doutoramento "O Espectador Espantado". Aborda temas como tempo e realidade, manipulação e liberdade, cinema 3D e para além.

Madame X – An Absolute Ruler

Ulrike Ottinger

1977, RFA, 147 min

Várias mulheres juntam-se numa viagem para o desconhecido a bordo do navio de Madame X, que se revela uma tirana. A longa-metragem de estreia de Ottinger, descrita como "poema lésbico punk", tornou-se num filme chave dos debates feministas dos anos 1970.

Canal 54

Lucas Larriera

2021, Argentina, 89 min

O realizador investiga uma misteriosa emissão paralela à da chegada do Homem à Lua em 1969 capturada por um radioamador de Buenos Aires. Uma série de teorias da conspiração e figuras misteriosas levam Larriera a questionar a verdadeira natureza das imagens.

Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain

Morgan Neville

2021, EUA, 118 min

Chef, escritor, aventureiro, provocador: Anthony Bourdain viveu descaradamente. Um olhar íntimo e de bastidores sobre a forma como um chef anónimo se tornou num ícone cultural mundialmente famoso.