Publicado em 7 Set. 2015 às 17:27, por Inês Moreira Santos, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Português)
O segundo filme da trilogia de Miguel Gomes foi o escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas.
Portugal já escolheu o filme que irá submeter aos Oscars 2016: "As Mil e Uma Noites, Volume 2: O Desolado" irá representar o país na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
O júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas (responsável pela escolha do filme que reprenta Portugal nos Oscars) é constituído por Paulo Trancoso (Produtor), Lauro António (Realizador), André Szankowski (Diretor de Fotografia), Pedro Melo (Diretor de Som) e Miguel Monteiro (Ator).
O filme português junta-se às propostas de outros países que serão analisadas pela academia norte-americana. Numa segunda fase será elaborada uma lista de finalistas de onde serão escolhidos os cinco nomeados para a próxima edição dos prémios.
Este segundo volume faz parte da trilogia de Miguel Gomes - cujo primeiro volume se intitula "O Inquieto" e o terceiro "O Encantado" - baseada no conto "As Mil e Uma Noites". Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país. Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…"
"As Mil e Uma Noites: O Desolado" estreia a 24 de setembro. No elenco, encontram-se atores como Joana de Verona, Teresa Madruga, Gonçalo Waddington, Crista Alfaiate, João Pedro Bénard, Xico Xapas e Luísa Cruz.
A 88ª Gala de entrega dos Oscar está agendada para 28 de fevereiro de 2016, em Los Angeles.