Publicado em 27 Set. 2012 às 20:23, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)
Para sempre ligada à defesa do país durante a terceira invasão napoleónica, a cidade de Torres Vedras foi escolhida para a estreia nacional do filme de Valeria Sarmiento.
A antestreia do filme português "Linhas de Wellington" vai ter lugar no próximo dia 1 de Outubro, pelas 20h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras – uma zona de grande simbolismo para a história nacional e para o enredo deste filme inesquecível.
No evento, que incluirá uma recriação histórica a propósito da temática retratada no filme, está prevista a presença de parte do elenco (que inclui Nuno Lopes, Soraia Chaves, Victória Guerra, Afonso Pimentel Marcello Urgeghe, Adriano Luz, Joana de Verona, Carloto Cotta, Albano Jerónimo, entre outros), da realizadora Valeria Sarmiento e ainda do argumentista Carlos Saboga.
"Linhas de Wellington" transporta-nos para 27 de Setembro de 1810, quando as tropas francesas comandadas pelo Marechal Massena foram derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército Anglo-Português do General Wellington.
Apesar da vitória, portugueses e britânicos são forçados a retirar perante um inimigo numericamente superior de forma a atraí-los mais para sul onde Wellington construiu uma série de impenetráveis linhas fortificadas para a defesa avançada de Lisboa.
Ao mesmo tempo, os defensores organizam a evacuação de todo o território entre o campo de batalha e as chamadas Linhas de Torres, numa gigantesca operação de terra queimada, destinada a impedir os franceses de recolher suprimentos.
Este é o pano de fundo para as aventuras de uma série de personagens com diferentes origens e motivações - o jovem tenente idealista Pedro de Alencar (Carlotto Cotta), a maliciosa rapariguinha inglesa, Clarissa Warren (Victória Guerra), o dúbio contrabandista Penabranca (Miguel Borges), o vingativo sargento Francisco Xavier (Nuno Lopes), ou a prostituta Martírio (Soraia Chaves). Todos se reunem a caminho das linhas de Torres, onde uma última batalha decidirá o destino de cada um deles.
"Linhas de Wellington", que marcou presença nos Festivais de Veneza, Toronto e San Sebastián e vai passar ainda pelos certames de Nova Iorque e Londres, chega aos cinemas portugueses no dia 4 de Outubro.
Na linha do que foi feito por João Botelho, com "A Corte do Norte" e Vicente Alves do Ó, com "Florbela" também este lançamento vai ultrapassar as salas de cinema comerciais e será projetado em muitas outras localidades do país, sempre com a presença de elementos do elenco. O filme conta ainda com a recomendação do Ministério da Educação e Ciência e será exibido junto do público escolar.