Cartaz de cinema

Greve força mudança nas datas de "Dune 2", "Senhor dos Anéis" e "Godzilla x Kong"

Publicado em 26 Ago. 2023 às 11:49, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Norte-Americano)

Greve força mudança nas datas de "Dune 2", "Senhor dos Anéis" e "Godzilla x Kong"

O alinhamento de estreias começa a mudar enquanto atores e argumentistas continuam a luta contra os estúdios por melhor remuneração e mais controlo sobre o seu trabalho.

O calendário de estreias das maiores produções norte-americanas é um quebra-cabeça de equilíbrio precário onde um movimento num lado, equivale quase sempre a uma onda de mudanças que se fazem sentir no alinhamento dos meses seguintes.

Devido à greve dos atores e argumentistas, a continuação de "Dune", atrasou de novembro deste ano para março de 2024 e passou a ocupar a data de "Godzilla x Kong: O Novo Império" que, ato contínuo, saltou para o mês seguinte, dando espaço nas salas e bilheteiras aos dois filmes financiados e distribuídos pela Legendary Pictures e a Warner Bros., preocupadas com a ausência das estrelas nas passadeiras vermelhas e programas de televisão.

Terceira vítima desta onda de alterações, "The War Of The Rohirrim" deixa abril e encaixa-se no natal do próximo ano.

A Sony, por seu turno, terá de pensar se arrisca o reboot de "Karate Kid" na mesma data que a prequela animada de "O Senhor dos Anéis", ou se opta por novo agendamento enquanto decide quando o que fazer com "Spider-Man: Beyond the Spider-Verse", previsto para a Páscoa de 2024, mas com a estreia temporariamente suspensa pela falta de atores para darem voz às personagens.

Antes, o estúdio já tinha alterado "Kraven - O Caçador" de 4 de outubro 2023 para 29 de agosto 2024, enquanto "Ghostbusters: Afterlife" saiu de 19 de dezembro 2023 e passou a estar a 28 de março 2024.